JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Vocabulário Jurídico - Econômico/Ambiental

Aqui você encontra as palavras e expressões jurídicas gerais, utilizadas em todos os ramos do Poder Judiciário.




Escolha uma abaixo ou use a busca por palavra chave.




Busca por palavra chave:

Procurar também nas definições
#A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


:: legitimatio ad causam - Legitimidade para a causa No que se refere ao autor, a legitimidade para a causa traduz-se no seu direito aparente de pedir o que se pede (legitimidade ativa). Quanto ao réu, é a aparente obrigação de fazer ou prestar o que é pedido na inicial (legitimidade passiva).


:: Lei complementar Aquela que complementa matéria veiculada na Constituição e possui campo próprio de incidência, exigindo maioria absoluta para sua aprovação.


:: LEI DA OFERTA E DA PROCURA ( OU DEMANDA ) - fator de terminante , para fixação de preços no mercado em dado momento , explica as oscilações dos preços . Os preços movimentam-se no sentido inverso da oferta e no sentido direto da demanda.


:: Lei de Organização Judiciária - Conjunto de normas sobre a composição e organização dos órgãos do Poder Judiciário estadual, de competência difinida na Constituição de cada Estado e de iniciativa do respectivo Tribunal de Justiça. Em Minas Gerais, a Lei de Organização e Divisão Juiciárias é a Lei Complementar nº 59, de 18 de janeiro de 2001 (LC/2001).


:: Lei delegada Aquela elaborada e editada pelo Presidente da República (delegação externa corporis) ou por Comissão do Congresso Nacional, ou das Casas do Congresso Nacional (delegação interna corporis), mediante delegação.


:: LEI DO INQUILINATO - designação comum a várias leis que regulam as relações entre locador e locatário .


:: LEI ECONÔMICA - o marco inicial da etapa científica da teoria econômica coincidiu com os grandes avanços da técnica e das ciências físicas e biológicas, nos séculos XVIII a XXI . Nesse notável período da evolução do conhecimento humano, a Economia constituiu seu núcleo científico, estabeleceu sua área de ação e delimitou suas fronteiras com outras ciências sociais. A construção de seu núcleo científico fundamentou-se no enunciado de um apreciável volume de leis econômicas , desenvolvidas com base nas concepções mecanicistas, organicistas e posteriormente humanas, por meio das quais os economistas procuram interpretar os principais fenômenos da atividade econômica.


:: LEI NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - Lei nº 6938 de 31/08/1981- Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.


:: Lei ordinária É a lei comum emanada do Poder Legislativo.


:: LEI SECA - lei que impossibilita a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas .


AnteriorPróxima

:: topo ::


 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados