Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Direito Administrativo - Agentes públicos
Em que hipóteses o servidor público poderá requerer a aposentadoria voluntária?


Em que hipóteses o servidor público poderá requerer a aposentadoria voluntária?

Pode ser integral ou proporcional. Exige o mínimo de 10 anos no serviço público e pelo menos 05 no cargo em que se deu a aposentadoria (os últimos 05 anos).

Integral: sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se homem, e cinquenta e cinco anos de idade e trinta de contribuição, se mulher;

Proporcional: sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

Na hipótese do servidor público prestar serviços em atividades de magistério, o tempo de aposentadoria é reduzido em cinco anos.

 

Atividades de magistério: cinquenta e cinco anos de idade e trinta de contribuição, se homem, e cinquenta anos de idade e vinte e cinco de contribuição, se mulher. Neste caso, exige-se que o tempo de contribuição seja exclusivo na atividade de magistério (não admite a contagem recíproca).




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados