JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Novos Prefeitos: velhos desafios


Autoria:

Thaisa Figueiredo Lenzi


Advogada, Especialista em Direito Administrativo e Administração Pública pela UFMT. Membro da Comissão de Direito Administrativo, da Comissão de Direito da Mulher e da Comissão de Direito Municipal da Ordem dos Advogados Seccional Mato Grosso

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NO ESTADO DO PARÁ: UMA ABORDAGEM SOBRE A LEI Nº 5.980 DE 19 DE JULHO DE 1996

Princípios da Administração Pública

O PODER DE POLÍCIA DO ESTADO E A POSSIBILIDADE DE RESTRIÇÃO DO EXERCÍCIO DE DIREITOS INDIVIDUAIS

Inadmissibilidade de Adesão a Ata de Registro de Preços no Estado da Bahia

A APLICAÇÃO DO PODER DE POLÍCIA: LEGALIDADE VERSUS ABUSIVIDADE

Exoneração de Cargo Efetivo em virtude de Pedido Espontâneo do Servidor Público Municipal - Sob a luz da Lei Municipal nº 566/90, que dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Uruaçu-GO

A EFICÁCIA DA LEI DE (IM)PROBIDADE ADMINISTRATIVO NO ÂMBITO DA POLÍCIA MILITAR DO RN

Princípios da Administração Pública no Sistema Jurídico Brasileiro

ATOS ADMINISTRATIVOS

Advogado suspende na Justiça eleições para o Conselho Tutelar do DF

Mais artigos da área...

Texto enviado ao JurisWay em 02/01/2013.

Última edição/atualização em 05/01/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Novos Prefeitos: velhos desafios 

Thaísa Figueiredo Lenzi 

Nas eleições municipais de 2012, a população do Estado de Mato Grosso elegeu 101 novos Prefeitos e reelegeu apenas 40 (quarenta). Em um universo de 141 (cento e quarenta e um) Municípios, restou evidente nesse pleito municipal, a soberana vontade popular de transformação, de renovação. O poder que emana do povo elegeu a mudança.

Parabenizo e admiro os novos Prefeitos e Prefeitas que estão prestes a iniciar seus mandatos eletivos, sobretudo porque os desafios que a máquina administrativa municipal impõe são imensos e por vezes extenuantes. 

 

Digo isto pelo fato de que os Municípios brasileiros, entes federativos constitucionalmente autônomos[1] ainda dependem financeiramente (a grande maioria) dos repasses, transferências e convênios pactuados nas esferas Federal e Estadual, para a realização dos seus projetos e melhorias nas mais diversas áreas.

Além disso, ainda têm de se submeter a um sem número de obrigações legais e burocráticas em todos os seus níveis. Por outro lado, não há uma contrapartida financeira, técnica, legal e orçamentária que sustente tamanhos encargos. Essa é a autonomia municipal preconizada pela Constituição Federal.

Entretanto, é cediço que os infinitos comandos legais deverão ser observados, cabendo aos Prefeitos e Prefeitas o compromisso de respeitá-los e, ao mesmo tempo atender às necessidades locais uma vez que são os gestores públicos que estão em contato direto e diário com a comunidade.

 

A saúde pública é uma doença generalizada em nível nacional. A educação caminha a passos lentos. O saneamento básico, infraestrutura, indicadores sociais, fomento ao crescimento, incentivos fiscais, questões atinentes à arrecadação, equilíbrio das contas públicas, enfim, as atribuições inerentes ao mandato são tantas quanto as expectativas da população.

 

Que em 2013, os Chefes do Poder Executivo Municipal possam e consigam exercer uma administração mais gerencial e menos política, focada em resultados concretos e satisfatórios. Que tenham a organização necessária para conviver com as frequentes cobranças das instituições permanentes e dos órgãos de controle externo responsáveis por zelar pelo patrimônio público e fiscalizar a aplicação dos recursos. Que a supremacia do interesse público sobre o privado deixe de ser apenas um princípio textual para ser a direção de toda a Administração Pública Municipal. 

 

                             Os desafios serão grandes e a missão difícil, porém, independente do que está por vir, lutem para concretizar os anseios da comunidade, lutem com todas as forças, travem uma luta ética respeitando o ordenamento jurídico, mas ousando evoluir sempre em direção a uma gestão eficiente de resultados efetivos. Afinal de contas, a superação é ter a humildade de aprender com o passado, não se conformar com o presente e desafiar o futuro[2].

Desafiem o futuro.

 

 

Thaísa Figueiredo Lenzi é advogada do escritório Silva Freire & Vargas especialista em Direito Administrativo e Administração Pública.

 


[1] Artigo 18 da Constituição Federal: “A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

[2]Hugo Bethlem.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Thaisa Figueiredo Lenzi) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados