Resumo:
A imigração e o refúgio tem sido um tema que atraiu muitos holofótes ultimamente ,mesmo não sendo um fenômeno novo na sociedade, está se apresentando nos últimos anos de forma muito peculiar e mais agressiva.
Texto enviado ao JurisWay em 03/06/2016.
Última edição/atualização em 05/06/2016.
Indique este texto a seus amigos
A imigração e o refúgio tem sido um tema que atraiu muitos holofótes ultimamente ,mesmo não sendo um fenômeno novo na sociedade, está se apresentando nos últimos anos de forma muito peculiar e mais agressiva.
Muitas pessoas imigram de seus países há muitos anos em busca de melhores condições de vida e de trabalho , mas observando especialmente a atual situação de muitos países do oriente médio, como a Síria ,onde seus conflitos são descritos pela ONU da seguinte forma "maior crise humana da nossa era", a imigração ,em determinados casos,não é mais interpretada como uma possiblidade de melhora de vida e oportunidade, e sim vista como uma necessidade .
Além de conflitos antigos que assolam o oriente médio há muito tempo, poucos anos atrás surgia um grupo que veio a causar muitas mortes e destruições. O Estado Islâmico, grupo extremista, foi uma das causas do grande fluxo migratório nos últimos anos .O grupo prega a Sharia, lei religiosa islâmica, mas a sua radicalização vem causando muitas mortes ,novos conflito e preconceito .
É de conhecimento comum , que o principal destino adotado pelos imigrantes vítimas desses conflito é a Europa. Alguns países realizaram estudos e planejamentos para recepcioná-los, enquanto outros reforçaram sua barreiras para evitar a entrada compulsória de imigrantes.A discriminação em alguns países é alarmante , pois movimentos de grande organização se unem para manifestar a não recepção e não aceitação aos indivíduos em condições e situações tão obscuras.
Portanto, as organizações internacionais e os Estados possuem papel fundamental nesse momento para garantir soluções pacíficas favoráveis principalmente à pessoa humana .Seja por meio de políticas de conscientização da população, ou pela tentativa de compor estratégia a fim de reconstruir e estabilizar a situação crítica e desumana que se encontram os refugiados .
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |