JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A questão do refúgio na atualidade


Autoria:

Helena Silberman


Estudante de direito - uniceub

envie um e-mail para este autor

Resumo:

A imigração e o refúgio tem sido um tema que atraiu muitos holofótes ultimamente ,mesmo não sendo um fenômeno novo na sociedade, está se apresentando nos últimos anos de forma muito peculiar e mais agressiva.

Texto enviado ao JurisWay em 03/06/2016.

Última edição/atualização em 05/06/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

A imigração e o refúgio tem sido um tema que atraiu muitos holofótes ultimamente ,mesmo não sendo um fenômeno novo na sociedade, está se apresentando nos últimos anos de forma muito peculiar e mais agressiva.

 

Muitas pessoas imigram de seus países há muitos anos em busca de melhores condições de vida e de trabalho ,  mas observando especialmente a atual situação de muitos países do oriente médio, como a Síria ,onde seus conflitos são descritos pela ONU da seguinte forma "maior crise humana da nossa era", a imigração ,em determinados casos,não é mais interpretada como uma possiblidade de melhora de vida e oportunidade, e sim vista como uma necessidade .

 

Além de conflitos antigos que assolam o oriente médio há muito tempo, poucos anos atrás surgia um grupo que veio a causar muitas mortes e destruições. O Estado Islâmico, grupo extremista, foi uma das causas do grande fluxo migratório nos últimos anos .O grupo prega a Sharia, lei religiosa islâmica, mas a sua radicalização vem causando muitas mortes ,novos conflito e preconceito .

 

É de conhecimento comum , que o principal destino adotado pelos imigrantes vítimas desses conflito é a Europa. Alguns países realizaram estudos e planejamentos para recepcioná-los, enquanto outros reforçaram sua barreiras para evitar a entrada compulsória de imigrantes.A discriminação em alguns países é alarmante , pois movimentos de grande organização se unem para manifestar a não recepção e não aceitação aos indivíduos em condições e situações tão obscuras.

 

Portanto, as organizações internacionais  e os Estados possuem papel fundamental nesse momento para garantir soluções pacíficas  favoráveis principalmente à pessoa humana .Seja por meio de políticas de conscientização da população, ou pela tentativa de compor estratégia a fim de reconstruir e estabilizar a situação crítica e desumana que se encontram os refugiados .

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Helena Silberman) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados