JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Será o fim do JurisWay?
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Livro "A Quarta Dimensão do Direito" aborda novos modos de pensar a interpretação jurídica


Autoria:

Central Press


Formados em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo em Curitiba, Paraná.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Livro "A Quarta Dimensão do Direito" aborda nova visão jurídica
Introdução ao Estudo do Direito

O Direito e sua Nova Dimensão
Desenvolvimento Pessoal

Resumo:

A obra inovadora representa o próximo passo a ser dado no entendimento jurídico nacional

Texto enviado ao JurisWay em 20/12/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A jornada dos bancos da universidade até os tribunais é longa. O estudante de Direito, ao iniciar a vida acadêmica, tem diante de si uma nova e ampla janela, aberta a um universo de leis, códigos e doutrinas. O universo jurídico exige do futuro profissional uma adequação completa da forma de agir e de pensar.

O conhecimento da ordem jurídica não se resume apenas a mera memorização de textos de leis e atos, é necessário o domínio da interpretação, pois sem ele não será possível chegar até a norma. Não se deve confundir o enunciado (texto de lei) com a norma, embora isso ocorra com muita frequência. A norma é o resultado final do processo de interpretação e não o objeto da própria interpretação. Ainda acreditamos que ao olharmos para um enunciado prescritivo (texto legal) estamos vendo a norma. Temos confundido duas realidades distintas que integram o fenômeno jurídico: o plano enunciativo (texto de lei) e o normativo.

É justamente esta a problemática abordada no livro "A Quarta Dimensão do Direito", de autoria do professor e jurista Renato Geraldo Mendes, lançado pela Editora Zênite. Ao longo das 192 páginas da obra, o autor propõe uma nova abordagem acerca da forma de pensar o Direito, analisando a arte de interpretar a letra da lei além da sua perspectiva textual. "A Quarta Dimensão do Direito" traz ao leitor reflexões a respeito do significado da norma, defendendo a ideia que, para que o conteúdo do texto ganhe caráter de norma, é necessário que seja decodificado pelo intérprete. A estrutura tríplice composta de Fato, Valor e Norma ganha um quarto pilar de sustentação, uma quarta dimensão. Esta nova dimensão altera profundamente a visão tradicional sobre o Direito e sua compreensão.

Disponível na Livraria LM e nas livrarias tradicionais por R$ 39,00, a obra também pode ser baixada em e-book ou PDF, gratuitamente, no site www.renatomendes.com.br.

SERVIÇO
Título: A Quarta Dimensão do Direito
Autor: Renato Geraldo Mendes
Editora: Zênite
Número de Páginas: 192
Preço de Capa: R$ 39,00

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Central Press) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados