JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Otimismo no comércio para Dia das Crianças é o maior em seis anos

Fonte: R7 28/9/2010

Texto enviado ao JurisWay em 28/09/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



Desemprego em baixa, renda em alta e crédito farto animam empresários, diz pesquisa
 
O otimismo dos empresários do comércio sobre as vendas para o Dia das Crianças (12 de outubro) deste ano atingiu o maior nível em seis anos, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (28) pela empresa de análise de crédito Serasa Experian. Dos 1.007 executivos do varejo entrevistados para a pesquisa, 57% dizem esperar um faturamento maior, na comparação com 2009 - maior proporção desde 2005, quando começou a pesquisa.

As crianças também mal devem esperar a data chegar: segundo a pesquisa, os brinquedos dominam as expectativas. Para o setor varejista, 65% das vendas serão de brinquedos; outros 10% serão de jogos eletrônicos. O celular deve responder por 7% das vendas; aparelhos eletrônicos, 5%; computadores e impressoras, 4%. Apenas 3% serão de roupas, sapatos e acessórios. Chocolates e doces devem responder por 2% das vendas e, na lanterna, DVDs, CDs e livros, com 1%.

No ano passado, 68% das vendas foram de brinquedos. DVDs, CDs e livros já eram 1% das vendas.

Pagamento

Segundo a Serasa, o varejo vem preparando suas promoções para o Dia das Crianças baseado, principalmente, no parcelamento dos presentes. Como há maior endividamento e inadimplência em alta, o alongamento de prazos será alternativa para reduzir o valor das prestações e impulsionar as vendas.

Para os varejistas de todo o Brasil, 49% das vendas serão à vista e 51% a prazo neste Dia das Crianças. Na mesma data de 2009, esta relação era de 52% à vista e 48% a prazo. As vendas à vista, por sua vez, serão compostas por: 39% em dinheiro; 24% cartão de crédito; 18% cartão de débito; 17% cheque; 2% cartão da própria loja; e 1%, outras formas.

- O menor desemprego e a renda em crescimento são fatores determinantes para viabilizar os financiamentos. Além disso, como há maior geração de empregos formais - isto é, com carteira assinada -, mais brasileiros receberão 13º salário, o que pode levar parte do varejo a propor a 1ª parcela do presente do Dia das Crianças coincidindo com esse dinheiro.

Porte

As grandes empresas do varejo lideram a onda de otimismo para este ano: 76% dos empresários das empresas desse porte esperam um 2010 melhor que 2009. Nas médias empresas são 66% e nas pequenas, 54%. Os empresários da região Nordeste são os mais otimistas: 72% dos varejistas acham que vão ter vendas melhores no Dia das Crianças deste ano. Na sequência estão: Norte (61%); Centro-Oeste (56%); Sudeste (55%); e Sul 50%.

Considerando todas as datas comemorativas do varejo em 2010, o Dia das Crianças apresenta a 3ª maior parcela de empresários otimistas (57%), ficando atrás do Dia das Mães (60%) e da Páscoa (58%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 15 deste mês.



Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados