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Por: Camila F. de Mendonça
SÃO PAULO – Débitos não autorizados continuam sendo os principais motivos das reclamações contra bancos, divulgadas pelo Banco Central na terça-feira (16). Em outubro, das 923 reclamações procedentes contra todos os bancos do País, 120 eram sobre essa operação, que representou 13% do total.
O Citibank e o Banrisul empataram com uma reclamação procedente sobre débitos não autorizados registrada em outubro.
Em setembro, débitos não autorizados também estavam em primeiro lugar do ranking, com 114 queixas, 11,8% do total de 966 reclamações procedentes de todos os bancos daquele mês.
Outras reclamações
Já a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere à Circular 3289, que trata de esclarecimentos incompletos ou incorretos, com 91 ocorrências – ou 9,86% do total.
Os bancos Votorantim, ABC-Brasil, Caixa Econômica Federal, IBI, HSBC, Fibra, Semear, CSF e Société Générale empataram com uma reclamação desse tipo em outubro.
Em terceiro, com 69 reclamações, ficaram as operações não reconhecidas, que representaram 7,47% do total de queixas. Na tabela abaixo é possível verificar as dez principais reclamações de outubro:
Bancos com mais de um milhão de clientes
De acordo com o levantamento, somente o número de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes alcançou 680 casos no mês passado. O número, frente a setembro, registrou uma queda de 12,6%, uma vez que naquele mês havia 778 queixas procedentes contra bancos com mais de um milhão de clientes.