JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

No dia do meio ambiente: seis passos para o consumo consciente

06/06/2017 Fonte: O Globo

Texto enviado ao JurisWay em 07/06/2017.

indique está página a um amigo Indique aos amigos




Produtos duráveis

Prefira itens duráveis a descartáveis. Optar por algo que não precisa ser substituído rapidamente evita que mais recursos naturais sejam usados e diminui a quantidade de resíduos. Além disso, é preciso explorar todas as possibilidades de um produto, estendendo ao máximo sua vida útil. Um bom exemplo é a reciclagem de materiais.

Produção local e logística colaborativa

Dar preferência à produção local estimula a economia da região e contribui para reduzir a emissão de gás carbônico, evitando as longas viagens entre o produtor e o consumidor final. Também é mais sustentável comprar em empresas que praticam a logística colaborativa, que compartilham a estrutura da produção à distribuição.

Vida saudável e o não prejudicial

Para levar uma vida saudável é importante estar atento a tudo que se consome. Ler atentamente a composição dos produtos nas embalagens é o primeiro passo. Procurar se informar sobre o processo de produção também é importante.

Mais compartilhamento e menos individualismo

Compartilhar produtos expande sua capacidade de uso e diminui a ociosidade dos itens e a necessidade de produção de novos. Há o compartilhamento de escritório e até, mais recentes na mobilidade, com projetos, por exemplo, de aluguéis de bicicletas. Algumas metrópoles, incluindo São Paulo, já têm iniciativas de compartilhamento de carros.

A suficiência e a publicidade consciente

A lógica do consumo desenfreado deve ser repensada levando em conta a suficiência e a necessidade. A substituição de produtos em plena vida útil aumenta a produção e extrapola os limites do planeta. Para especialistas,mais informação na oferta desestimularia trocas desnecessárias, como de eletroeletrônicos que têm obsolescência programada.

A experiência e o virtual no lugar do material

A tecnologia nos oferece experiências com soluções mais sustentáveis. Escutar música no mp3 e ler livros em dispositivos eletrônicos são exemplos de opções virtuais que não geram resíduos. Produtos materiais também podem ser substituídos por experiências.



Para acessar o site O Globo, clique aqui.

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados