JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Como é calculada a dose de um medicamento infantil?

12/05/2016 Fonte: iSaúde Bahia

Texto enviado ao JurisWay em 13/05/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos




Peso e idade são alguns dos fatores. Saiba mais sobre o assunto.

 Bahiana

Para se calcular a dose correta de um medicamento para uma criança, levam-se em consideração três fatores importantes: peso, superfície corporal e idade. Isso faz com que a dose seja calculada de forma individualizada, ou seja, própria para determinada criança. Isso é importante porque se trata de uma fase de desenvolvimento de alturas e pesos diferentes, ao contrário do adulto, que passa maior parte do tempo com o mesmo peso e altura. 

Há medicamentos que devem ser administrados, por exemplo, na dosagem de uma gota por quilo, ou seja, se a criança tem 10 kg, deverão ser administradas 10 gotas. Trata-se, nesses casos, de medicamentos classificados como analgésicos. Assim também ocorre com os medicamentos para febre, em que, na própria bula, existe a indicação do número máximo de gotas e posologia necessárias para determinada faixa de peso ou idade.

Há outros, no entanto, que precisam ser administrados de acordo com peso, como, por exemplo, os antibióticos, em que se tem a descrição de 50 mg/Kg/dia, significando que, a cada quilo, a criança precisa receber 50 mg do medicamento em um dia. Nesse caso, se a criança tem 10 kg, ela vai precisar receber 500 mg do medicamento. Aí, o médico vai fazer a posologia de acordo com o que é preconizado pelos protocolos clínicos, ou seja, se for a cada 6 horas, deve-se administrar 250 mg por quatro vezes ao dia.

Todas essas informações você encontra na bula do medicamento. No ato da prescrição, o médico também explica como deve ser utilizado. Para aqueles medicamentos isentos de prescrição, é importante sempre consultar o farmacêutico.

No começo do texto, eu falei sobre superfície corpórea, que é um cálculo bem incomum quando se trata de medicamentos administrados em casa. Ele é mais utilizado em UTIs e hospitais para se obter a quantidade exata da dose, uma vez que é mais utilizado em medicamentos injetáveis. Faz-se assim: é a raiz quadrada do peso multiplicado pela altura e dividido por 3.600. 

E, como eu sempre digo, não use medicamentos sem orientação de um médico ou de um farmacêutico. Automedicar-se pode agravar ao invés de resolver seu problema.



Para acessar o site iSaúde Bahia, clique aqui.

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2021. JurisWay - Todos os direitos reservados