JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Fique atento à locação de veículos

A agilidade no deslocamento é uma necessidade de muita gente e não só de executivos. Mesmo quem se encontra por exemplo em férias pode necessitar de um automóvel, por comodidade ou necessidade. Confira 15 dicas para facilitar a locação de um veículo

Texto enviado ao JurisWay em 06/10/2008.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

1) Idade do cliente: a maioria das locadoras adota como política alugar um carro somente para maiores de 21 anos, idade considerada para responsabilidade civil.

2) Habilitação: a prática do mercado é que o cliente esteja habilitado há mais de dois anos.

3) Reservas: procurar a locadora com antecedência elimina o risco de não encontrar o veículo desejado.

4) Cartão de Crédito: a opção de pagar com cartão é uma comodidade, facilita o aluguel e torna a aprovação do cadastro mais rápida.

5) Duração da diária: a diária é de 24 horas e muitas locadoras oferecem a opção de quilometragem livre e tarifas promocionais. Passadas 24 horas, haverá cobrança por hora adicional, até a sexta hora, quando já é cobrada mais uma diária.

6) Preços: as tarifas variam conforme a categoria do carro ou em função da escolha por isenção de danos causados ao veículo locado.

7) Modelo do carro: como a frota das locadoras é diversificada, o cliente pode escolher o carro mais adequado às suas necessidades: um compacto para a cidade ou uma perua para viagem com a família.

8) Devolução: é possível alugar um carro em uma cidade e devolver em outra, caso a locadora seja da mesma rede. Se esta for a sua intenção, verifique antes de alugar a possibilidade de devolver na cidade desejada e se é cobrada taxa de retorno do veículo.

9) Abrangência: as locadoras não estão presentes apenas nos aeroportos, podem ser encontradas em todas as cidades do país.

10) Seguro: é muito importante verificar se a locadora inclui proteção parcial por danos materiais causados aos veículos, até um limite estabelecido previamente. A partir desse limite, você arca com os custos. Entretanto, em algumas locadoras você pode optar pela proteção total, pagando uma taxa diária adicional. Assim, fica livre de qualquer gasto em acidentes ou furto. Algumas locadoras não oferecem proteção total. Você só tem a opção de ampliar as coberturas. Informe-se bem sobre essas proteções na hora de alugar.

11) Custo/benefício: muitas vezes o aluguel de um carro é mais vantajoso do que a contratação de um táxi. Verifique antes o trajeto que você irá percorrer durante um determinado período e faça as contas. Por exemplo: alugar um modelo popular por 24 horas custa em torno de R$ 60,00. Já um táxi, do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP) até a região da Av. Paulista sai por volta de R$ 50,00. Neste caso é melhor alugar um carro, pois praticamente pelo mesmo valor você terá um carro à disposição por 24 horas.

12) Bagagem: para quem vai enfrentar quilômetros de estrada, antes de escolher o automóvel é preciso programar o número de pessoas e quantidade de bagagem a ser levada.

13) Quebra do carro: os carros das locadoras são novos, revisados e têm a possibilidade de torca em caso de quebra ou avaria.

14) Baixa estação: a ABLA elaborou um calendário que demonstra em cada estado do país, qual o período considerado baixa estação. Nesses meses, as locadoras da região realizam promoções especiais, como forma de estimular o aluguel de carros, para quem viaja a passeio ou a negócios. Mas, se você precisar alugar na alta estação, reserve com antecedência para garantir o veículo desejado.

15) Test-drive: se você pretende adquirir um novo carro, uma boa opção para conhecer o modelo desejado antes de comprar é alugar um similar por alguns dias e observar seu desempenho no trânsito da cidade e na estrada. O test-drive feito em alguns minutos numa concessionária não é o suficiente para uma avaliação completa do veículo.

Fonte: Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) fez uma lista com 15 dicas para facilitar a locação de um veículo:

 

 


Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados