JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Brasil reduz 14 mil toneladas de sódio em alimentos desde 2011

01/07/2016 Fonte: Crescer

Texto enviado ao JurisWay em 04/07/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


Acordo entre Ministério da Saúde e Associação das Indústrias da Alimentação possibilitou a diminuição na quantidade utilizada de sal

 
Os cereais foram um dos itens que tiveram redução de sódio (Foto: Thinkstock)

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (29) que 14.893 toneladas de sódio foram retiradas dos produtos alimentícios brasileiros desde 2011. A redução ocorreu por causa de um acordo dividido em três fases entre o governo e a Associação das Indústrias da Alimentação.

Na terceira fase, a mais recente, os produtos com metas de redução foram margarinas, cereais matinais, caldos (gel e cubos) e temperos prontos. Das 22 empresas analisadas pelo Ministério, 94,5% atingiram a meta. A maior redução no uso de sódio foi observada nos temperos, com queda de 16,35% seguida pela margarina, com 7,12%. Também tiveram diminuição: cereais matinais (5,2%), caldos e cubos em pó (4,9%), temperos em pasta (1,77%), tempero para arroz (6,03%). A única categoria que teve aumento na concentração de sódio foi caldos líquidos e em gel (8,84%).

Na primeira etapa, os produtos que reduziram o sódio foram macarrão instantâneo, pão de forma e bisnaguinha; e na segunda, bolos, snacks (batata-palha e salgadinhos de milho), maioneses e biscoitos.

A meta do Ministério da Saúde é que, até 2020, as indústrias do setor promovam a retirada de 28.562 toneladas de sal do mercado brasileiro. A próxima fase do acordo será focada em  embutidos.

Vale lembrar que o excesso de sódio aumenta o risco de doenças como a hipertensão, que afetou 24,9% da população brasileira em 2015, de acordo com dados do Ministério. Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF/IBGE) de 2008, o consumo de sódio do brasileiro excede em mais de duas vezes o limite máximo recomendado pela OMS, de cinco gramas por dia. A média nacional é de 12 gramas. Ainda de acordo com a POF, 70% da população brasileira consome sódio em excesso.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui!



Para acessar o site Crescer, clique aqui.

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados