Últimos artigos
Qual o tempo máximo que podemos ficar sem tomar banho? Médicos respondem 19/06/2017
Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação regular de sangue 19/06/2017
Ministério da Saúde lança plataforma exclusiva para promoção à saúde 19/06/2017
Comissão da Câmara aprova proibição a limite na banda larga fixa19/06/2017
WhatsApp deixa de funcionar em alguns celulares a partir de junho 19/06/2017
Quer saber se um produto tem registro? 19/06/2017
Ministério da Saúde anuncia acordo para reduzir sódio em alimentos19/06/2017
Transparência e ética em debate pelo setor de saúde19/06/2017
Como checar sua pontuação de crédito e o que ela diz sobre você 19/06/2017
Projeto proíbe limite de tráfego na banda larga fixa19/06/2017
UOL, em São Paulo
Você está gastando muito dinheiro com comida fora de casa? O seu vale-refeição termina antes do mês. Com o aumento da inflação e do preço dos alimentos, está cada vez mais difícil para o trabalhador ter uma boa alimentação dentro do orçamento.
Fazer as refeições em restaurantes por quilo é um desafio ainda maior para o bolso, já que a variedade de alimentos e as opções tentadoras podem levar ao exagero.
A educadora financeira Cintia Senna dá algumas dicas para quem quer não quer levar susto na hora de pagar a conta. Conheça os truques e deixe o seu prato mais leve e barato, sem precisar passar fome.
Ao entrar no restaurante, em vez de ir direto para a fila, observe o que há no bufê e escolha o que vai comer naquela refeição. Isso diminui a chance de pegar comida demais e misturar macarrão, sushi, batata frita e lasanha.
Usar pratos maiores do que o consumidor costuma ter em casa é um truque conhecido dos restaurantes por quilo para aumentar o lucro. "A pessoa olha e acha que tem pouca comida, então acaba colocando mais", afirma Cintia Senna.
Para não cair na pegadinha, coloque os alimentos apenas na região central do prato, sem utilizar as bordas.
Além de mais saudável e mais leve, a salada também pode ajudar a controlar o exagero de comida. Comece por ela, diminuindo os espaços vazios do prato e a tentação de se servir com opções mais pesadas.
Quem faz suas refeições em restaurantes por quilo pode observar os seus hábitos para ter noção da quantidade que o deixa saciado, evitando desperdício.
Para quem não consegue resistir à tentação dos salgadinhos, quiches e churrasco, a dica é escolher um dia para comer algo diferente e se manter na linha no resto da semana. "É como se fosse um prêmio por bom comportamento", declara Senna.
Muitas vezes, o restaurante por quilo tem um bom preço para atrair clientes, mas compensa nas bebidas, que são muito mais caras do que em outros estabelecimentos. "Não adianta muito economizar na comida e pagar R$ 5 ou R$ 6 por um refrigerante ou lata de suco', afirma a educadora financeira.
Quem não abrir mão de beber algo durante as refeições pode trazer de casa ou comprar em um lugar mais barato.
Frequentar restaurantes mais afastados dos centros comerciais e escritórios pode fazer uma grande diferença no valor do quilo. Quem busca economizar deve fazer um reconhecimento da região perto de onde trabalha e comparar valores.
Para atrair mais clientes, alguns restaurantes por quilo têm programas de fidelidade. Para quem costuma fazer refeições desse tipo com frequência, isso pode significar uma refeição gratuita ou desconto algumas vezes por mês.
Quem tem flexibilidade de horário pode começar a almoçar mais cedo, antes do meio-dia, ou esperar até depois das 14h para pagar menos pelo quilo. Muitos restaurantes têm preços diferenciados em horários menos movimentados.
Para acessar o site Uol, clique aqui.
Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação