JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

7 dicas para aquecer sua casa neste frio

16/06/2016 Fonte: Reclame Aqui

Texto enviado ao JurisWay em 16/06/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


Fita isolante nas frestas e cores escuras ajudam a amenizar a baixa temperatura

Fonte: El País
 

Reprodução

Alguns estados brasileiros estão sofrendo com recordes de baixa temperatura nos últimos dias. São Paulo, por exemplo, teve a madrugada mais fria em 22 anos no último dia 13. Se você, assim como grande parte dos brasileiros, não possui um sistema de aquecimento em casa, confira algumas dicas para combatê-lo mesmo sem calefação:

1. Ventile, mas com moderação

Bastam cinco minutos para ventilar a casa completamente; dez, se suas janelas são pequenas. Não o faça em momentos muito frios e procure fazer quando houver sol. “De manhã, logo depois de acordar, é o melhor momento”, explica Barrera Viera, especialista em energia.

2. Guarde o calor do sol

O ideal é que, no momento em que o sol esteja batendo na casa, todos as possíveis aberturas estejam fechadas, mas sem nenhum obstáculo, tal como persianas ou cortinas, que impeçam a entrada da luz. Não abra as janelas, pois, caso contrário, o calor que a casa acumulou pouco a pouco vai embora.

Em contrapartida, quando o sol se põe, o processo deve ser o contrário: feche as cortinas e persianas para evitar que o calor derivado da radiação infravermelha (proveniente do sol) se dissipe. A ordem do método não depende necessariamente de ser de manhã ou de tarde: pode ser que um determinado cômodo não receba nenhuma luz pela manhã, mas sim à tarde, quando então se deve aproveitar a presença do sol.

3. Fita isolante

Um remédio econômico que pode ser encontrado em qualquer loja de material de construção é a fita isolante, usada para tapar as frestas existentes em portas, janelas e outros lugares, com a finalidade de evitar a circulação de ar de um cômodo mais quente para um mais frio.

“Assim se corta a sensação típica de uma corrente de ar que entra não se sabe por onde e que é muito mais comum do que pensamos”, afirma o presidente do Colégio Profissional de Ambientalistas da Andaluzia.

4.  Bolsa de água quente na cama

Chegou a hora de ir para o calor da cama. Mas o colchão e o cobertor vão demorar alguns minutos antes de preservar o calor de seu corpo. Para evitar o choque com os lençóis gelados, você pode pré-aquecer a cama colocando uma bolsa de água quente entre o colchão e o cobertor para deitar sem receio.

5. Cores se relacionam à estação

Notou alguma vez mais calor que o comum ao usar uma blusa preta sob a luz do sol? Isso se deve a que as cores e a temperatura estão relacionadas: quanto mais escuro for um objeto, mais calor absorve, como corrobora um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Estado de São Paulo, segundo o qual a cor preta capta 98% do calor que chega até ela, seguida do cinza (90%) e verde escuro (79%).

Evidentemente, esta premissa também se aplica ao aposento. Isso se deve a que as cores brancas ou claras absorvem o calor do sol, mas devolvem o espectro de luz, de modo que filtram pouca energia. Arranjar uma poltrona escura para as hostis tardes de inverno não é má ideia.

6. Tapetes

“O chão é o elemento construtivo que possui maior perda energética. No inverno está a uma temperatura média de 10 a 12 graus, enquanto no verão chega a 14 ou 16”, diz Barrera Viera, que recomenda o uso de soluções têxteis, como os tapetes, pois, sem serem isolantes, conservam as altas temperaturas. Contudo, o piso ideal para combater o frio é o assoalho de madeira ou o carpete, mais confortáveis e quentes que os pavimentos de mármore.

7. Material do cobertor

Há algo mais clássico no inverno que os dias de filme e cobertor? A lã é capaz de, em condições de frio e umidade, gerar calor em razão do isolamento térmico que proporciona e também por suas propriedades de absorção de até 30% do próprio peso em vapor de água, sem que transmita sensação de umidade, de acordo com um estudo publicado em 2009 pelo Site Argentino de Produção Animal.

Outras opções são a manta polar e a flanela, compostos de poliéster e algodão ou fibras sintéticas, respectivamente. 



Para acessar o site Reclame Aqui, clique aqui.

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados