JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Procon divulga pesquisa inédita de preço dos livros para o vestibular 2017

08/04/2016 Fonte: Procon Campinas

Texto enviado ao JurisWay em 05/05/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos




O Procon de Campinas publica nesta terça-feira, 5 de abril, pesquisa inédita de preços dos títulos de livros requisitados para o vestibular 2017 da Unicamp e da Fuvest. Esta é a primeira pesquisa que o órgão realiza pensando nos estudantes que vão prestar o vestibular, com o objetivo de auxiliá-los na comparação de preços entre novos e usados.
 
A coleta de dados foi realizada na segunda quinzena de fevereiro (entre os dias 15 a 17) em 12 estabelecimentos, sendo 7 lojas físicas e 5 virtuais. A lista não contempla 3 obras inseridas pela Fuvest no último dia 11 de março ( Iracema, de José de Alencar; Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade; Sagarana, de João Guimarães Rosa e Mayombe, de Pepetela), data em que a pesquisa do Procon já havia sido realizada. A Fuvest tem mudado a lista a cada três anos. Já, a lista da Unicamp, permanece inalterada.
 
Resultado
 
Pela pesquisa realizada pelo Procon, além de poder comparar o preço dos livros novos e usados entre as lojas físicas e virtuais, o aluno poderá conferir, também, o abastecimento de cada um dos estabelecimentos pesquisados.
 
Nas lojas virtuais, o preço de um produto novo pode variar até 81,08%, como no caso da obra A Cidade e as Serras, de Eça de Queiroz. Nas lojas físicas, a variação pode chegar a 53,89%, caso do título Caminhos Cruzados, de Érico Veríssimo.
 
Já, para um livro usado, a variação pode chegar a 80% nas lojas físicas e virtuais, como é o caso de O Cortiço, de Aluísio Azevedo. A pesquisa aponta, ainda, uma diferença de até 89,25% no preço de um livro novo para um usado. O livro A cidade e a Serra, por exemplo, pode custar desde R$ 5 (usado) até R$ 46,50.
 
Para o diretor do Procon de Campinas, Ricardo Chiminazzo, a pesquisa de preço é um bom caminho para quem deseja fazer uma boa compra, principalmente no caso dos vestibulares, em que vários títulos são exigidos.
 
“Pesquisar é um ato que todo consumidor deve adotar pois, ao fazê-lo, estimula a concorrência leal, além de ajudar a equilibrar o mercado de consumo”, afirma o diretor.
 
Chiminazzo salienta ainda que, antes de adquirir um título, vale a pena consultar amigos e conhecidos que, por ventura, possam emprestá-lo.
 
“Os estudantes podem, também, verificar em sites de bibliotecas nacionais, quais dessas obras são de domínio público e estão disponíveis para download. Consultar as bibliotecas públicas também podem ser uma boa alternativa”, afirma o diretor.
 
A pesquisa completa com o preço praticado e o abastecimento de cada um dos estabelecimentos pode ser conferida no site do Procon http://www.procon.campinas.sp.gov.br/.
 
Vale lembrar que o consumidor que encontrar irregularidades no mercado de consumo, pode registrar sua reclamação em um dos postos presenciais do Procon, no site do órgão ou, ainda, fazer o download do aplicativo do Procon de Campinas na Play Store (disponível para android) e fazer a denúncia em tempo real.


Para acessar o site Procon Campinas, clique aqui.

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados