Edukatu convoca escolas para participarem de desafio sobre consumo consciente 22/4/2014
RIO - Estudantes e professores do Ensino Fundamental têm a oportunidade de levar para as salas de aula o debate sobre consumo consciente através do desafio “De onde vêm as coisas?”, organizado pelo Instituto Akatu. Até o dia 6 de junho, os participantes devem completar as atividades propostas pelo site do Edukatu, plataforma de aprendizagem sobre sustentabilidade gerido pelo instituto. O Rio já saiu vitorioso no último desafio com um projeto do Colégio Pedro II.
O desafio, realizado semestralmente, será composto por atividades que envolvem o uso e destino de materiais consumidos no dia a dia. Temas relacionados à reciclagem, descarte de pilhas e baterias, e a origem de produtos escolares estão previstos no desafio.
A última edição, realizada entre outubro e dezembro, reuniu 580 escolas brasileiras, de acordo com a organização. O desafio de então foi o “Piquenique pela Sustentabilidade”, pelo qual os alunos promoviam lanches sustentáveis e discutiam alimentação saudável, aproveitamento de sobras, ciclo de vidas de produtos e reciclagem de resíduos.
No Rio, cerca de 150 alunos de cinco turmas do Colégio Pedro II, campus Engenho Novo I, trabalharam na Mostra Cultural e Científica, projeto anual e multidisciplinar, que rendeu à escola o prêmio máximo. A professora Maria Lúcia Munaro Lima foi quem inscreveu o projeto, desenvolvido com o laboratório de ciências e informática do local.
— Além de aprendermos sobre reciclagem e reaproveitamento, estimulamos o
s alunos a trazer para os nossos piqueniques frutas e alimentos saudáveis. Eles também levavam para a casa as atividades propostas pelo Edukatu e registraram todo o trabalho num blog — conta a educadora.
Maria Lúcia já inscreveu o campus em que trabalha do Colégio Pedro II no desafio deste semestre. O atual projeto chama-se “Pensando no lixo da escola”, posto em prática desde o início do ano letivo.
Inscrição e avaliação
O professor deve integrar a rede Edukatu para inscrever a escola no desafio. Depois de criar o perfil no site da plataforma, ele deve cadastrar o projeto de aprendizagem a ser desenvolvido por sua equipe, que pode ser composta por alunos e outros professores da mesma instituição.
Após a definição dos grupos, cada participante desempenhará atividades de um dos percursos do chamado “Circuito Natureza” — Terra, Água e Ar — que engloba reflexões, pesquisas, produção de texto, desenhos, planejamento e realização de campanhas, além de contatos com profissionais ou atores sociais.
Uma comissão vai avaliar o material produzido. Serão julgados o número de participantes dos percursos e o dos envolvidos em cada equipe.
A rede premiará a escola vencedora com três tablets, e a equipe da rede também visitará o local para produzir reportagem sobre o trabalho desempenhado. As instituições que terminarem em primeiro e em segundo lugar ganharão um tablet; a vice-ganhadora ainda receberá uma câmera digital.
O edital do desafio pode ser acessado através deste link.
Fonte: O Globo - Online