Últimos artigos
Um bom acordo é quando tudo se encaixa 23/07/2014
Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda 23/07/2014
Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos 23/07/2014
Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira 21/07/2014
Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa 21/07/2014
ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual 21/07/2014
Estudar no exterior já é realidade da classe C 21/07/2014
Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014 21/07/2014
Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos 21/07/2014
Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas 21/07/2014
Texto enviado ao JurisWay em 25/04/2013.
![]() |
Dar antigripais de adultos a crianças pode causar intoxicação nos pequenos Foto: Simone Marinho / Agência O Globo
Com a temporada de gripes e resfriados aberta no Brasil devido à queda de temperatura, um alerta vindo dos Estados Unidos chama atenção sobre o perigo de dar remédios antigripais de adultos para crianças. Um estudo da Universidade de Michigan revelou que mais de 40% dos pais ministram medicamentos inapropriados aos filhos de menos de 4 anos para aliviar sintomas como tosse e nariz entupido. A prática pode causar sonolência, enjoos, vômitos, dores de cabeça, tontura e até convulsões e paradas respiratórias.
Segundo a farmacêutica Luciana Barbosa, os efeitos colaterais decorrem de uma intoxicação, provocada quando os pequenos ingerem remédios com quantidade de droga maior do que a adequada. A diferença entre versões infantil e adulto demedicamentos está na dosagem dos princípios ativos, que é menor para crianças.
— O corpo da criança não tem capacidade de metabolizar tanto medicamento. O excesso pode ser considerado um veneno no organismo — diz Luciana Barbosa.
A dose ideal de um remédio é definida pelo peso do paciente.
Medicação em casa
Em casos de resfriados brandos, pais devem usar remédios sem contraindicação. Homeopatia também é uma boa opção, diz o otorrinolaringologista Levon Mekhitarian.
Descongestionantes
Descongestionantes nasais com vasoconstritores jamais devem ser usados em crianças. O remédio danifica a mucosa nasal. Segundo Mekhitarian, a congestão pode ser aliviada com a lavagem das narinas usando preparação de soro fisiológico vendida em farmácias.
Emergência
Em caso de intoxicação por medicamentos, os pais devem levá-la a um pronto-socorro de imediato. É importante levar a bula do remédio para que o médico saiba qual a droga ingerida.
Perigo em dobro
Antigripais para adultos, em geral, trazem combinação de duas ou três drogas na fórmula, o que facilita o surgimento de reações adversas em crianças.