JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Seminário no Rio discute modelo ideal para os serviços de telefonia

Texto enviado ao JurisWay em 26/03/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Seminário no Rio discute modelo ideal para os serviços de telefonia
26/3/2013
imagem transparente

O GLOBO e FGV se unem para ir além de um diagnóstico do setor que ocupa os primeiros lugares dos rankings de reclamações
 

Setor de telefonia ocupa os primeiros lugares dos rankings de reclamações de entidades
Foto: FOTO: Bloomberg

Setor de telefonia ocupa os primeiros lugares dos rankings de reclamações de entidades FOTO: Bloomberg

 

RIO — O Brasil não é mais o mesmo. Mudaram consumidor, economia e a presidente Dilma Roussef acaba de anunciar um plano que pretende transformar a defesa do consumidor em uma política de estado. É partindo deste cenário que será realizado amanhã o seminário “A telefonia que nós queremos”, uma iniciativa do O GLOBO e da Fundação Getulio Vargas (FGV). O seminário ocorre no auditório da FGV, na Praia de Botafogo 190, 12º andar, das 9h às 18h30min. O evento pretende ir além de um diagnóstico dos problemas do setor, que aparece nos primeiros lugares dos rankings de reclamação de diferentes entidades. A ideia é discutir com a sociedade o modelo de serviços e produtos que atendam anseios e boas práticas do mercado. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo site da FGV. As vagas são limitadas.

 

— Esse seminário tem o propósito de olhar para a situação e entender que esse novo momento sugere também um novo envolvimento da sociedade. A ideia de trabalhar com boas práticas é mostrar que a sociedade não pode depender de punições e fiscalizações do Estado para que haja uma melhora de fato de serviços e produtos. É preciso discutir, reavaliar, repactuar as reagras mínimas estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), com responsabilidade e compromisso — diz Ricardo Morishita, coordenador de Direito do Consumidor da FGV-Direito Rio e um dos coordenadores e mediadores do encontro.


Para discutir esse novo modelo foram convidados representantes das quatro maiores operadoras de telefonia (Oi, TIM, Claro e Vivo), do governo, das entidades de defesa dos consumidores e do judiciário. Haverá quatro mesas de exposição: “Identificação das boas práticas em telefonia”, “Como o mercado responde a esta demanda da sociedade”, “O papel do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor” e “O papel da Justiça”. A meta é sair do seminário com uma proposta para o setor, ressalta Nadja Sampaio, editora da DEFESA DO CONSUMIDOR, do jornal O GLOBO, que coordena o evento em parceria com Morishita.


— O caminho das boas práticas é o caminho para diminuir o volume de reclamações que se repetem em todos os rankings feitos pelas entidades de defesa do consumidor. É preciso que haja um comprometimento real do mercado em melhorar, adotar formas de trabalho que eliminem ou reduzam problemas recorrentes dos consumidores — afirma Nadja.


A intenção da editora da DEFESA DO CONSUMIDOR e do professor Morishita é levar o debate sobre boas práticas, futuramente, a outros setores da economia que também aparecem nos rankings de recalamação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec) do Ministério da Justiça.


— O movimento pelas boas práticas propõe uma construção, com a participação de atores públicos e pricados, da cidadania. Queremos lançar um novo movimento, de redlexão, que começa com a telefonia, mas que pode se expandir para setores. Para juntos imaginarmos uma nocva forma de defesa do consumidor — destaca o diretor da FGV-Direito Rio.


— É o primeiro passo para uma solução negociada, de longo prazo, com o próprio mercado — conclui Nadja.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/seminario-no-rio-discute-modelo-ideal-para-os-servicos-de-telefonia-7946883#ixzz2Oenx1OC2
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.



Fonte: O Globo - Online
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2026. JurisWay - Todos os direitos reservados