JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Dilma afirma que irá estimular ampliação de redes de assistência técnica

Texto enviado ao JurisWay em 26/03/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Dilma afirma que irá estimular ampliação de redes de assistência técnica
26/3/2013
imagem transparente

Medida integrante do Plano Nacional de Defesa do Consumidor foi reforçada pela presidente em sua coluna semanal no site do Planalto
 
 

Dilma fala com a imprensa após anúncio de Medidas de Proteção ao Consumidor, no último dia 15
Foto: FOTO: Gustavo Miranda / Agência O Globo
 
RIO —A presidente Dilma Rousseff anunciou em sua coluna semanal, publicada no site do Planalto nesta terça-feira, que o Plano Nacional de Defesa do Consumidor e da Cidadania vai estimular as empresas a ampliar as redes de assistência técnica, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A medida é direcionada principalmente aos produtos que ficarão de fora da lista dos classificados como essenciais, aos quais o consumidor passará a ter o direito de troca imediata em caso de defeito. Na segunda-feira, durante o programa de rádio Café com a Presidenta, Dilma já havia reforçado as medidas do Plano.
 
Ela justificou o pedido de ampliação das autorizadas: “Muitas vezes o produto defeituoso tem que ser mandado para outro estado para ser consertado, por falta de assistência técnica no local. E o consumidor tem que esperar semanas, meses, até ter de volta aquele produto. A ampliação das redes regionais de assistência técnica, além de garantir os direitos dos consumidores, vai gerar oportunidades de emprego para os nossos trabalhadores e melhorar as relações de consumo”.

A presidente ainda lembrou que o Plano envolve uma parceria do governo federal – representado pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) – com o Conselho Nacional de Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública, os Procons e as entidades civis de defesa do consumidor.

Haverá um conjunto de regras para a assistência técnica imediatamente após a venda. Será criada uma lista de produtos essenciais para que o consumidor passe a ter o direito de trocar imediatamente em caso de defeito, ou então de ter a devolução imediata do seu pagamento.
Outra medida reforçada pela presidente é o fortalecimento dos Procons, dando a eles, por exemplo, a prerrogativa de determinar a devolução, ao consumidor, do dinheiro cobrado a mais em uma conta, ou determinar a troca ou o conserto de um produto com defeito.

As agências reguladoras, que têm o dever de garantir a qualidade, a segurança, a transparência e a regularidade dos serviços essenciais, como telecomunicações e energia elétrica, também serão fortalecidas, escreveu Dilma, e terão suas ações de fiscalização intensificadas. Os bancos passarão a ter que detalhar todos os custos de um empréstimo ou de um financiamento, por exemplo, além das tarifas dos seus serviços. Ela lembrou, também, que o governo trabalha na criação de regras para as compras feitas pela internet, o chamado comércio eletrônico.

“O objetivo de todas essas medidas é melhorar a defesa do consumidor, diminuir os conflitos e aumentar o bem-estar de toda a população brasileira”, complementou.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/dilma-afirma-que-ira-estimular-ampliacao-de-redes-de-assistencia-tecnica-7946569#ixzz2Oemwg5r4
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


Fonte: O Globo - Online
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2026. JurisWay - Todos os direitos reservados