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Texto enviado ao JurisWay em 20/03/2013.
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Cerca de 400 pessoas foram atendidas nesta sexta-feira (15) durante o mutirão de conciliação do Procon-RJ, no Largo da Carioca, em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor. A ação contou com a presença de 25 grandes empresas que atenderam e orientaram os consumidores que estiveram no local sobre a supervisão dos funcionários do Procon.
No mutirão, os consumidores entraram diretamente em contato com representantes de empresas para a negociar dívidas, resolver situações de cobranças indevidas, falar sobre produtos com defeitos, atrasos, extravios, danos na entrega, entre outros.
Estiveram presentes concessionárias de serviços públicos, lojas de varejo, empresas de comércio eletrônico, TVs por assinatura e operadoras de telefonia móvel e fixa como: Claro, Oi-Telemar, Itaú, Cedae, Light, Ampla, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Americanas.com, Submarino, Shoptime, Casas Bahia, Ponto Frio, Nova.com (Lojas virtuais da Casas Bahia, Extra e Ponto Frio) Net, Sky, Claro, Tim Celular e Vivo.
O atendimento foi organizado por senhas, de acordo com o horário de chegada do consumidor e da capacidade de atendimento das empresas que estavam no local. No caso das instituições que não tinham representante, as reclamações foram feitas diretamente aos agentes do Procon que estavam em duas unidades do Procon Móvel.
O ouvidor da autarquia, Antonio Albuquerque, disse que o evento trouxe muitos resultados, especialmente para as pessoas sem acesso à informação.
- “O consumidor fica angustiado por, muitas vezes, não saber onde procurar, não saber o seu direito e, infelizmente, é tratado com descaso por muitas empresas. Sabendo que tem o respaldo do Procon-RJ, que a lei garante direitos, ele vem e resolve seu problema, o que resulta em confiança, principalmente entre as pessoas mais humildes que não sabem onde recorrer.”
O consumidor Luan Figueiredo aproveitou a hora do almoço para buscar negociação com um banco durante o evento.
- “Quero uma consignação para tentar parcelar minha dívida e tentar quitar o mais rápido possível. Eles me mandam cartas todos os meses, mas sempre aumentando as dívidas, nunca diminuindo.”
Confira abaixo o balanço dos atendimentos e as empresas mais reclamadas:
AMPLA - Acordos: 2 / Análise: 2/ Proposta oferecida e não aceita: 0/ Total: 4
B2W - Acordos:4/ Análise: 0/ Proposta oferecida e não aceita: 0/ Total: 4
CEDAE - Acordos: 1/ Análise: 30/ Proposta oferecida e não aceita: 0/ Total: 31
NET - Acordos:8/ Análise:0 / Proposta oferecida e não aceita:0/ Total: 8
RICARDO ELETRO - Acordos: 5/ Análise: 1/ Proposta oferecida e não aceita: 0/ Total: 6
SANTANDER - Acordos: 0/ Análise: 29/ Proposta oferecida e não aceita: 0/ Total: 29
SKY - Acordos:11/ Análise: 4/ Proposta oferecida e não aceita: 0/ Total: 15
TIM - Acordos:6/ Análise: 3/ Proposta oferecida e não aceita: 0/ Total: 9
VIA VAREJO - Acordos: 9/ Análise: 1/ Proposta oferecida e não aceita: 0/ Total: 10
VIVO - Acordos: 19/ Análise: 1/ Proposta oferecida e não aceita:0/ Total: 20
CLARO - Acordos:26/ Análise:6/ Proposta oferecida e não aceita:3/ Total: 35
LIGHT - Acordos:16/ Análise:1/ Proposta oferecida e não aceita:1/ Total: 18
BRADESCO - Acordos: 20/ Análise: 1/ Proposta oferecida e não aceita: 3/ Total: 24
BANCO DO BRASIL - Acordos: 4/ Análise: 10/ Proposta oferecida e não aceita: 0/ Total: 14
GRUPO OI - Acordos: 27/ Análise:11/ Proposta oferecida e não aceita: 2/ Total: 40
GRUPO ITAU - Acordos: 28/ Análise:14/ Proposta oferecida e não aceita: 15/ Total: 57
TOTAL
Acordos:186
Análise: 114
Proposta oferecida e não aceita: 24
Total: 324
Reclamações:
Largo da Carioca: 68
Sede do Procon (Rua da Ajuda): 13
Total: 81
Total Geral de Atendimentos: 405