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SÃO PAULO – Débitos não autorizados foram os principais motivos das reclamações contra bancos no sétimo mês do ano, conforme divulgou o Banco Central. Das 799 reclamações procedentes contra todos os bancos do País no último mês, 119 eram sobre essa operação, que representou 14,9% do total.
Do total referente a esse tipo de reclamação, 35 foram contra o Banco do Brasil e 23, contra a Caixa Econômica. Em seguida, estão o Itaú, com 22 reclamações sobre débitos não autorizados, o Santander, com 21 reclamações desse tipo, o Bradesco, com 17 queixas, e o HSBC, com 1 reclamação dessa natureza.
Em junho, débitos não autorizados também estavam em primeiro lugar do ranking, com 114 queixas, 15,3% do total de 746 reclamações procedentes de todos os bancos daquele mês.
Outras reclamações
Já a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere à Circular 3289, que trata de esclarecimentos incompletos ou incorretos, com 66 ocorrências – ou 8,26% do total. Neste caso, as instituições que mais tiveram reclamações desse tipo foram BMG, com 26 reclamações, Bradesco (10), Banco GE Capital SA (5), BNP Baribas (4) e Banco do Brasil (4).
Sofisa, Itaú, PSA Finance e Santander empataram com duas reclamações. Já Panamericano, Cruzeiro do Sul, Bonsucesso, Caixa Econômica Federal, Pine, HSBC, Votorantim, Safra e CSF SA registraram uma reclamação cada.