JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Por vaidade, mulher brasileira abandona o uso de óculos

Fonte: Portal do Jornal O Dia 14/6/2010

Texto enviado ao JurisWay em 14/06/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


 

Mais de 30% das entrevistadas em pesquisa admitem que deixaram o acessório de lado por motivos estéticos

Rio - A mulher brasileira com problemas de visão não gosta de óculos e arrisca a saúde pela vaidade. Essa é a conclusão de pesquisa realizada por Ibope/Lentes Transitions no País. Mas especialistas alertam: quem faz isso pode estar prejudicando ainda mais os olhos, além de ficar mais suscetível a dores de cabeça e irritação ocular.

A pesquisa, feita com 284 mulheres que não enxergam bem, constatou que 32% deixaram os óculos de lado por motivos estéticos. As entrevistadas são de capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre.

Embora a prática não aumente consideravelmente o grau de males como miopia, astigmatismo e hipermetropia, os olhos podem sofrer vermelhidão e coceira. Segundo o estudo, 20% das entrevistadas também disseram que os óculos atrapalham no dia a dia.

A dificuldade feminina de se adaptar aos óculos é um dos motivos que fazem as mulheres terem mais problemas de visão que os homens. O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, destaca também o fato de mulheres terem oscilações hormonais, o que pode alterar a curvatura dos olhos e o grau. Além disso, a maior incidência da miopia nelas está associada ao fato de exercerem atividades que exigem mais da visão de perto. Já o hábito de coçar os olhos, relacionado ao uso de cosméticos, pode agravar o astigmatismo

A pesquisa indicou que 66% não veem os óculos como acessório de moda. Não é o caso da apresentadora do ‘Hoje em Dia’, Cris Flores. Ela considera os óculos parte de sua identidade e garante que não atrapalham a feminilidade. “Cada mulher deve achar um óculos que seja a sua cara”, ensina.

Lentes de contato são alternativa

Para as que realmente não querem nem ouvir falar em ceder ao uso de óculos, uma alternativa seria tentar lentes de contato. A dificuldade, alerta Queiroz, é que elas exigem cuidado minucioso com a higiene diária.

“Lentes devem estar sempre muito limpas. Além disso, o uso da maquiagem é um agravante no caso das mulheres. Os óculos ainda são a opção mais prática para elas e podem ser estéticos também”, conclui.

Há, ainda, a possibilidade de uma cirurgia para correção de grau. Mas o procedimento deve ser bem estudado antes de se tornar opção. Há algumas pessoas em que é contraindicado.





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados