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 Defesa do Consumidor
 

Indústria prepara-se para a Copa do Mundo

Fonte: Portal do Jornal do Brasil 1/2/2010

Texto enviado ao JurisWay em 01/02/2010.

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Marta Nogueira, Jornal do Brasil

 

RIO - A primeira Copa do Mundo que será transmitida em alta resolução, marcada para junho deste ano, na África do Sul, já impulsiona o setor de operadoras de TV por assinatura e as vendas de televisores de tela plana. Somente o Grupo Pão de Açúcar aposta em um aumento de 100% das vendas de TVs até a Copa. Em 2006, o crescimento foi de apenas 10%. A retomada do crédito, o aumento da renda e a diminuição do desemprego deixam os consumidores mais seguros para comprar.

A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) e a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) devem divulgar a expectativa de crescimento de vendas esta semana. A Samsung, em entrevista ao Jornal do Brasil, informou esperar incremento de 40% nas vendas de TVs de alta definição até a Copa.

– Geralmente, as vendas de TV se dividem em 60% no primeiro semestre e 40% no segundo. Em ano de Copa, isso se inverte – afirmou o diretor da divisão de eletrônicos da Samsung, Marcio Portella Daniel.

Mas não é só isso. A corrida para trocar os aparelhos de tubo pelos modernos widescreen (tela retangular) traz um cenário diferente. As pessoas que já contam com o modelo estão em busca da nova tecnologia LED, com maior gama de cores.

– Não deixa de ser um marco histórico, como o mundial de 70. Só que, naquela época, os consumidores queriam cores – completou. Segundo Portella, a multinacional vê o Brasil como um mercado estratégico. E todos os novos produtos são lançados aqui quase que simultaneamente nos Estados Unidos.

O vascaíno Álvaro Nascimento e sua esposa flamenguista Yrlene Cherques compraram a TV com a expectativa da nova tecnologia. Ele não teve a oportunidade de ver os jogos em cores nos anos 70, porque o aparelho não era acessível.

– Mas desta vez vou poder ver em alta definição – comemora Álvaro.

As operadoras de TV por assinatura estão se preparando para uma procura maior. Além disso, estão criando canais especiais somente para cobrir a Copa.

Como no caso da Net. Além dos canais tradicionais de esporte: Sportv, Sportv2, ESPN, ESPN Brasil e Band Sports, a empresa também vai oferecer o Canal Sportv HD especial, com imagem em Alta Definição (HD) e som Dolby 5.1, com todos os jogos do evento. Nos intervalos, serão exibidos programas interativos, com comentaristas e replays de momentos importantes.

– A proposta é trazer o jogo para dentro da casa dos clientes – afirmou o gerente de produtos da Net, Alessandro Maluf. A Sky e a TVA também se preparam e devem anunciar seus pacotes especiais nesta semana.

O aposentado Oswald José Silva Filho ganhou uma televisão de tela plana do seu filho e de sua nora, no seu aniversário, dia 25. Segundo ele, a tecnologia não chamava muito sua atenção.

– Mas o primeiro jogo de futebol que assisti me senti dentro da TV. A imagem é fantástica – conta.

O casal de namorados Tiago Galvão e Luiza Aguiar compraram a segunda televisão digital para casa depois de pesquisar bem os preços.

– Nós dois assistimos muito futebol e este ano será marcante com certeza – afirmaram Tiago e Luiza.

Teles querem serviço de TV por assinatura via satélite

A entrada das operadoras de telefonia no segmento de TV por assinatura traz problemas urgentes para serem resolvidos. A legislação em vigor permite que as teles vendam pacotes de TV apenas com transmissão via cabo (tecnologia conhecida como TVC). Mas o Projeto de Lei 29, em tramitação no Congresso, defende o fim desta barreira.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os assinantes de TV paga devem chegar perto dos 8 milhões este ano, em grande parte pela procura para assistir, na íntegra, os jogos da Copa do Mundo. Ano passado o crescimento foi de 18,24% (com um total de 7,5 milhões de clientes). A agência afirma que planos combinados de telefonia fixa, internet e TV paga, criados pelas teles, contribuíram para a grande procura.

Por causa da proibição, as empresas procuram meios de oferecer o serviço da forma que podem. A telefônica comprou a TVA, que opera com cabo e transmissão via micro-ondas (MMDS), e já está vendendo pacotes por transmissão via satélite (DHT). A aquisição de uma empresa que vendia pacotes transmitidos por satélites fez com que a Oi também pudesse concorrer no mercado.

Com a entrada das teles no setor, uma mudança no uso de tecnologias de transmissão dos canais foi observada. O DTH ampliou sua participação de 33,2%, em 2008, para 37,3% em 2009. Enquanto isso, os serviços prestados via cabo reduziram sua participação de 60,5%, em 2008, para 57,9%, em 2009.

As regiões Norte e Nordeste brasileiras são as que mais buscam televisão por assinatura, com 28% e 21,9% de crescimento, respectivamente.




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