JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Comprar imóvel de pessoa jurídica exige atenção especial

Fonte: Paraná Online 27/1/2010

Texto enviado ao JurisWay em 27/01/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


 


A aquisição de um imóvel de pessoa jurídica requer atenção redobrada por parte do comprador. Para evitar transtornos futuros, é preciso contratar os serviços de um advogado da área imobiliária e adotar cuidados adicionais.

“Quando a compra for feita de pessoa jurídica, é arriscado contar apenas com o auxílio de um corretor de imóveis. O advogado é capaz de analisar certidões e avaliar os possíveis riscos do negócio”, diz o consultor jurídico do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (IBEDEC), Rodrigo Daniel dos Santos.

Contratado o profissional da área jurídica, o primeiro passo antes de efetivar a compra é analisar o Contrato Social da empresa vendedora e todas as suas alterações.

O documento deve dizer quem é o sócio-gerente da empresa e o que ele pode ou não fazer. Muitas vezes, existem limitações sobre o que o sócio-gerente pode assinar.

“O Contrato Social diz se o sócio-gerente pode assinar o contrato de compra e venda do imóvel em nome da empresa ou se é necessário a assinatura de outros sócios. Além disso, informa se a venda pode ser feita através de procuração, caso haja um procurador no negócio”.

O comprador também deve solicitar certidões negativas de ações cíveis e fiscais da empresa nos cartórios distribuidores da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

“As certidões são importantes porque, se corre uma ação contra a empresa, a venda do imóvel pode ser anulada”, explica Rodrigo. Se o imóvel for integrante do patrimônio da empresa, devem ser retiradas certidões negativas de todos os sócios da organização. “A retirada das certidões não fica barato para o comprador, mas mais caro é perder o imóvel no futuro”.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados