JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Juiz

Entenda

O que é 'Eu Juiz'?

Eu Juiz é um espaço onde qualquer pessoa pode analisar uma situação real e dar seu voto sobre qual deveria ser a sentença do juiz, podendo justificar sua resposta e ver as respostas das outras pessoas.

Ao final, é dada uma orientação sobre a solução mais aceita de acordo com a legislação vigente.

Ver outros casos

Mulher agredida por marido antes da Lei Maria da Penha exerce seu direito de representação após a vigência da mesma.

Descrição do Caso:

Joana Maria casou-se com Marco Antônio ainda jovem, aos 21 (vinte e um) anos de idade. A convivência entre ambos sempre foi pacífica, pautada por amor e respeito mútuo.

A situação, entretanto, mudou drasticamente quando Marco Antônio ficou desempregado. Após inúmeras tentativas frustradas de conseguir uma nova ocupação, o desânimo tomou conta da vida do rapaz. A desesperança em relação ao futuro, somada ao ócio oriundo do desemprego, rapidamente fez com que Marco Antônio se entregasse ao alcoolismo.

A partir de então, Joana passou a sofrer freqüentes agressões do marido. Normalmente, tais fatos ocorriam pela madrugada, quando Marco Antônio, embriagado, descontava sua amargura e frustração na pobre mulher.

Joana suportou durante um tempo essa situação, na crença de que dias melhores viriam, e de que seu marido voltaria a ser o homem honesto e trabalhador de outrora.

Entretanto, os dias foram passando, passando, e o panorama permanecia inalterado. Assim, na data de 19/09/2006, Joana Maria tomou uma decisão que há muito vinha adiando. Durante a noite, após ser acordada por meio de socos e pontapés, e aos gritos de "vagabunda, porque meu jantar não está quente?!", Joana ligou para a polícia.

Com a chegada da autoridade policial, os ânimos se acalmaram. Encaminhados até a Delegacia de Polícia, Joana disse que não tinha intenção de, naquele momento, representar contra o marido. Justificou dizendo que somente tomaria uma atitude após conversar com sua família, pois não queria decidir sobre uma questão tão importante ainda sob o calor do momento. Finalizou dizendo que, naquela oportunidade, estava saindo de casa.

Após muito debater com seus familiares e amigos de confiança, Joana Maria decidiu que os fatos ocorridos não poderiam passar impunes. Foi à Delegacia de Polícia, no dia 26/09/06, e representou contra seu agressor, dentro do prazo decadencial de 6 (seis) meses.
O processo formou-se e desenvolveu-se regularmente quando, ao final, foi aberta vista às partes para alegações finais.


Próximo Passo:

Argumentos do Autor (Petição Inicial)

Importante:
1 - Todo o conteúdo pode ser citado na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados