JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Juiz

Entenda

O que é 'Eu Juiz'?

Eu Juiz é um espaço onde qualquer pessoa pode analisar uma situação real e dar seu voto sobre qual deveria ser a sentença do juiz, podendo justificar sua resposta e ver as respostas das outras pessoas.

Ao final, é dada uma orientação sobre a solução mais aceita de acordo com a legislação vigente.

Ver outros casos

Ministério Público requer condenação de indivíduos que realizaram uma falsa blitz de trânsito

Argumentos do Réu na Contestação:

Alega a Defesa estar equivocada a tipificação dada à conduta dos acusados pelo Ministério Público. Isso porque os acusados teriam perpetrado uma fraude, ao se vestirem como policiais militares, induzindo a vítima em erro, o que possibilitou a obtenção de vantagem econômica indevida. Ou seja, a figura, no caso, seria o estelionato, previsto no art. 171 do Código Penal, cujas penas são significativamente inferiores em relação à extorsão. Diante disso, requer a Defesa a desclassificação do delito, de extorsão para estelionato.

Ainda, sendo o delito em questão o estelionato, e não a extorsão, estaria afastada a causa de aumento de pena referente ao concurso de pessoas, vez que o art. 171 não possui disposição análoga àquela existente no art. 158 do CP.

Por fim, sustenta a Defesa que a utilização dos uniformes militares foi apenas um meio para a consecução do crime fim, o estelionato. Assim, em virtude da aplicação do princípio da consunção, o crime meio seria absorvido pelo crime fim, pelo que restaria apenas a imputação referente ao estelionato.


Próximo Passo:

Informações Adicionais


Rever:

Descrição do Caso

Argumentos do Autor (Petição Inicial)

Importante:
1 - Todo o conteúdo pode ser citado na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados