envie um e-mail para este autorOutros artigos do mesmo autor
GUARDA DE CRIANÇA: UMA ANÁLISE SÓCIO-JURÍDICADireito de Família
Outras monografias da mesma área
A imprensa, o parquet e a tragédia de Santa Maria RS
SEMIOLOGIA DO MITO NO DIREITO PENAL
TEORIAS NATURALISTA, FINALISTA E SOCIAL DA AÇÃO
A CONSTITUCIONALIDADE OU NÃO DA INDETERMINAÇÃO TEMPORAL DA MEDIDA DE SEGURANÇA
A Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica: Realidade ou Sonho?
PORTE DE ARMA DE FOGO: Instrumento de proteção e salvaguarda social.
A Importância do Indulto como Política Criminal.
Os Dez axiomas do garantismo penal
FOI INTIMADO A COMPARECER NUMA DELEGACIA OU VAI PRESTAR DEPOIMENTO A UMA AUTORIDADE POLICIAL?
Monografias
Direito Penal
Texto enviado ao JurisWay em 13/11/2010.
Se propõe analisar o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), apresentando seu conceito, bem como as disposições doutrinárias a respeito de sua implementação no sistema prisional brasileiro tendo como finalidade e diferenciação a compilação de opiniões a respeito da utilização do RDD como forma de sanção a ser imposta aos detentos.
Não é por outra razão que o RDD vem sendo objeto de calorosas discussões. De um lado, encontram-se alguns juristas que imbuídos pelo sentimento de vingança, ficam tão mais satisfeitos quanto maior for o sofrimento infringido ao apenado. Do outro, estão os que protestam contra alguns exageros desnecessários do sistema penal brasileiro que, de forma lamentável, ainda mantém práticas desusadas em ordenamentos jurídicos de outros Estados, mas ainda presentes no ordenamento brasileiro.
Sem dúvida, a idéia primordial do legislador ao criar o RDD foi separar e isolar os líderes de organizações criminosas dos demais apenados, pois aqueles continuavam a comandar ações delituosas dos lados interno e externo dos estabelecimentos prisionais. Afinal, ninguém nega que a realidade nos presídios brasileiros não é “muito” boa, faltam condições básicas de higiene, alimentação, saúde, sem contar a estrutura física deficitária, superlotação, agressões sexuais e insegurança generalizada.
Esse todo faz com que o sistema vigente seja considerado uma “faculdade do crime”, totalmente arcaico, não cumprindo a sua principal função: a ressocialização do preso. Daí, a relevância da matéria tratada, via de conseqüência, para a sociedade em geral, como destinatária final da tutela jurisdicional do Estado.
Analise-se, ante tal, o tema que a um só tempo é conflitante.
O Regime Disciplinar Diferenciado (RDD): Uma análise Jurídico-Constitucional
Comentários e Opiniões
| 1) Danny (18/01/2011 às 13:39:50) Fabiana,muito bem colocado isso que você escreveu, esse sistema prisional brasileiro não ressocializa preso algum,os presos são jogados na cadeia ou em penitenciarias e esquecidos,muitas coisas deve ser vistas no sistema prisional. | |
| Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |