envie um e-mail para este autorOutros artigos do mesmo autor
Recuperação Judicial, o que é?Direito Civil
Outras monografias da mesma área
A gestante no mercado de trabalho
Os novos direitos dos empregados domésticos
DEFESA DOS TRABALHADORES: SOBRE A REINTEGRAÇÃO DO EMPREGADO DEMITIDO DOENTE
Obrigatoriedade do descanso de 15 minutos para mulheres antes do início da jornada extraordinária
Monografias
Direito do Trabalho
Aos iniciantes do Curso de Direito, que ao começarem a ter contato com a matéria a ser discutida, sentem dificuldade para diferenciar a relação de trabalho x relação de emprego.
Texto enviado ao JurisWay em 15/04/2010.
Relação de Emprego e Relação de Trabalho:
Aos iniciantes na matéria de Direito Trabalhista:
Observa-se a necessidade da criação de novas normas no ordenamento jurídico a partir da necessidade que o indivíduo vivendo em contato com o mundo necessita de imposições e assim, evolui-se em aspectos como: intelectual (homem), e econômico (coletividade). Tudo dentro de uma hierarquia sistematizada.
Para tanto, o homem bem como toda a coletividade reproduz os seus atos através das suas vontades. A partir deste pensamento, define-se uma relação de trabalho, onde o homem produz em trabalho o que ele quer que volte para si em forma de moeda. Karl Max, em uma e suas obras define “O trabalho é a essência do homem, pois é o meio pelo qual ele se relaciona com a natureza e a transforma em bens que se confere valor”.
Em contrapartida, a relação de emprego, apesar de ser considerada ramificada pela relação de trabalho tem como forte característica a subordinação e um contrato estabelecido entre as partes.
Amauri Mascaro Nascimento define a relação de emprego como “Uma relação jurídica de natureza contratual, tendo como sujeito o emprego, e o empregador e como objeto o trabalho subordinado, continuado e assalariado”
Sendo assim a diferença entre trabalho e emprego é a subordinação do empregado e empregador no emprego, sendo que tal não existe com tamanha intensidade na relação de trabalho.
Nenhum comentário cadastrado.
| Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |