JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Opinião
Autoria:

Renato Pinheiro Santos
Assunto: Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Minas Gerais, subseção de Montes Claros/MG Assunto: Pós-Graduação Latu Sensu em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Entidade: Faculdade Damásio Período: 11/02/2016 a 10/08/2017 Assunto: Curso de Capacitação em Processo Eletrônico Entidade: Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros Período: 2014 Assunto: Certificação Digital: Teoria Geral do Processo Judicial Eletrônico Entidade: Associação dos Advogados de São Paulo/SP em conjunto com a OAB/Montes Claros Período: 2013 Assunto: Curso de Extensão - Advocacia Empresarial Trabalhista e Previdenciária Entidade: Damásio Educacional Período: 2017 Assunto: Curso de Extensão - Contratação de Trabalhadores Entidade: FGV Online Período: 2017 Assunto: Curso de Extensão - Espécies de Trabalho Entidade: Escola Paulista de Direito (EPD) Período: 2017

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito do Trabalho

A RESCISÃO TRABALHISTA APÓS A LEI N. º 13.467/17 (Reforma Trabalhista) - PARTE I

A Lei n. º 13.467/17 comemorou 01 (um) ano de vigência no dia 11 de novembro. Passado a fase de adaptação das mais de 100 (cem) alterações trazidas pela afamada "Reforma Trabalhista".

Texto enviado ao JurisWay em 16/02/2019.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

A Lei n. º 13.467/17 comemorou 01 (um) ano de vigência no dia 11 de novembro. Passado a fase de adaptação das mais de 100 (cem) alterações trazidas pela afamada “Reforma Trabalhista”, foi possível observar que apesar das mais diversas críticas realizadas (entre elas estão alguns brilhantes juristas que merecem toda a minha admiração) a “Reforma Trabalhista” também se preocupou em trazer mecanismos que tendam a facilitar a vida tanto de empregados quanto empregadores.

 Para não correr o risco de deixar este artigo muito extenso ou extremamente condensando, entendemos que a melhor solução será o fracionamento deste tema. Assim iremos abordar neste e nos próximos artigos as consequências das alterações trazidas pela Lei n. º 13.467/17 na rescisão do empregado.

Não é de hoje que muitos empregados vêm procurando realizar “rescisões amigáveis” com seus empregadores para que aqueles sejam demitidos fora das hipóteses do Artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ou seja, sem a “justa causa”. Assim o empregado pode ser habilitado no Programa Social do Seguro-Desemprego, porém, o mesmo se compromete a devolver a multa de 40% (quarenta por cento) sob o saldo da conta vinculada ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Porém, quando não há um acordo com o empregador o empregado então passa a utilizar das mais diversas artimanhas para forçar a sua demissão, entre ela a odiosa prática do “corpo mole”. Quando o empregado começa a utilizar tais práticas, ele acaba enfraquecendo a empresa que passa a ter um lucro menor em razão do desempenho insuficiente do mesmo.

Nesse contexto um tanto quanto trágico, a “Reforma Trabalhista” em seu Artigo 484-A trouxe uma nova forma de rescisão do contrato de trabalho, a rescisão de comum acordo. O empregado que elege a rescisão de comum acordo irá receber as verbas rescisórias (gratificação natalina, férias acrescidas de 1/3 e aviso prévio proporcional) de forma integral.

Além disso, o empregado que opta por esta nova forma de rescisão terá o direito de receber metade da multa sobre o saldo do FGTS, ou seja, receberá o percentual de 20% (vinte por cento) e poderá efetuar o saque de até 80% (oitenta por cento) do valor depositado na conta vinculada ao FGTS. Entretanto, a rescisão de comum acordo não permite que o empregado seja habilitado no Programa Social do Seguro-Desemprego.

Desta forma, é possível notar que apesar das críticas tecidas, a “Reforma Trabalhista” não trouxe apenas prejuízos em seu arcabouço. Ao contrário, ela tenta adequar a normatização laboral para a realidade vivenciada no país. Portanto, uma vez aparadas as arestas necessárias, a Lei n. º 13.467/17 irá (até certo ponto) acelerar o crescimento de um mercado bastante retraído e quase estagnado.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Renato Pinheiro Santos).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados