JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Gabriela Fonseca Da Silva
Acadêmica de Direito na Faculdade Pitágoras Betim, estudante do 6º período e estagiária na Prefeitura Municipal de Betim.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Processual Civil

Fraude à Execução

Texto enviado ao JurisWay em 21/11/2017.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

Nome dos autores: Gabriela Fonseca da Silva, Acadêmica de Direito na Faculdade Pitágoras Betim, estudante do 6º período e estagiária na Prefeitura Municipal de Betim. E-mail:gabriela.17fonseca@gmail.com

 

Talita Alves Ferreira, Acadêmica de Direito na Faculdade Pitágoras Betim, estudante do 6º período e estagiária no NPJ (núcleo de prática jurídica) da Faculdade Pitágoras Betim.E-mail: talitaa867@gmail.com

 

Nome do orientador: Leandro Henrique Simões Goulart, advogado no escritório Leandro H. S. Goulart advocacia e consultoria e professor na Instituição de Ensino Faculdade Pitágoras Betim. E-mail: leanhsg@ig.com.br

 

Área do Direito: Direito Processual Civil

 

Resumo: Este artigo jurídico trata-se do instituto da Fraude à Execução, abordando seus conceitos, distinções das demais fraudes e demostrando quais são as providências a serem tomadas pelo terceiro adquirente de boa fé para se prevenir contra futuras penalidades que possa sofrer por descuidos ao adquirir bens com ônus.

 

Palavras-chave: Direito Processual Civil. Fraude. Jurisdicional. Boa-fé. Má-fé.

 

Abstract:This legal article deals with the Institute of Execution Fraud, addressing its concepts, distinctions of other frauds and demonstrating what are the steps to be taken by the third-party acquirer in good faith to prevent against future penalties that may suffer from carelessness when acquiring goods with onus.

 

Keywords: Previous Next. Fraud.Jurisdictional.Goodfaith. Badfaith.       

 

Sumário: Introdução. 1. Fraude à Execução; 2 Fraude Contra Credores e Fraude à Execução; 3. Terceiro Adquirente de Boa Fé; Conclusão. Referências.

 

 

Introdução

 

No processo de execução é fácil a pratica de comportamentos desleais. Ao longo do processo podem surgir inúmeras situações com o poder de frustrar a execução.

Com tais situações a legislação brasileira optou por uma clausula geral processual, até mesmo pela praticidade do processo, e preservação do principio da Boa Fé.

Existem sistemas rigorosos no combate a fraude, dentre eles estão os institutos daFraude Contra Credores e Fraude à Execução.

A fraude à execução é vicio insanável, ato atentatório a dignidade da justiça.

Sua comprovação pode gerar a perda do bem por parte daquele que o adquiriu. Para não ser atingido por essa consequência, é necessário que algumas providências se tornem hábitos entre todas as pessoas.

 

1.Fraude à Execução

 

Trata-se de instituto previsto pelo artigo 792 do Código de Processo Civil, o qual dispõe que:

Art. 792.  A alienação ou a oneração de bem é considerada fraude à execução:

I – quando sobre o bem pender ação fundada em direito real ou com pretensão reipersecutória, desde que a pendência do processo tenha sido averbada no respectivo registro público, se houver;

II – quando tiver sido averbada, no registro do bem, a pendência do processo de execução, na forma do art. 828;

III – quando tiver sido averbado, no registro do bem, hipoteca judiciária ou outro ato de constrição judicial originário do processo onde foi arguida a fraude;

IV – quando, ao tempo da alienação ou da oneração, tramitava contra o devedor ação capaz de reduzi-lo à insolvência;

V – nos demais casos expressos em lei [...]

 

O objetivo de tal artigo é proteger os credores dos atos fraudulentos praticados por aqueles devedorescom a intenção de não cumprir sua obrigação anteriormente estabelecida. O devedor com o objetivo de frustrar o processo de execução se desfaz de bens que poderiam satisfazer tal obrigação, deixando prejudicado não só o credor, mas também o Poder Judiciário. Essas manobrasutilizadas pelos devedoressão capazes de retirar a eficácia do procedimento judicial. Nesse sentido o ato de tentar frustrar o resultado útil do processo é considerado fraude, e pode ser apenado com até 20% do valor do débito exequendo.

 

2.Fraude Contra Credores e Fraude à Execução

 

Inicialmente considera-se importante fazer uma pequena abordagem entre as diferenças desses institutos.

Em suma a fraude contra credores é instituto de Direto Material, previsto pelos artigos 158 a 165 do Código Civil. Consiste em vício do negócio jurídico, que pode ser reconhecido em ação própria (Ação Pauliana), neste caso o devedor já sabe de sua inadimplência, porém não existe uma ação em curso. Seus requisitos são “eventusdamni” (a alienação que tem o poder de reduzir o devedor a insolvência) e “concilium fraudis” a intenção do devedor de se tornar insolvente.

Já a fraude à execução é instituto de Direito Processual, previsto pelo artigo 792 do Código de Processo Civil. Consiste em ato atentatório a Dignidade da Justiça, que pode ser reconhecida no curso do processo já existente, seja ele de conhecimento ou execução. O “concilium fraudis” não precisa ser provado, pois a intenção fraudulenta nesse caso é presumida.

Apesar das várias diferenças apontadas é possível considerar pontos em comum entre os dispositivos, como por exemplo, o fato de terem sido criados para obrigar e punir aqueles que de certa forma pretendem evitar cumprir a sua obrigação através das fraudes. Inclusive, há doutrinadores que defendem a ideia de que a Fraude à Execução nada mais é do que uma forma de Fraude Contra Credores qualificada.

 

3.Terceiro adquirente de boa-fé

 

Em termos gerais a boa fé é conceituada como comportar-se com lealdade em relação a alguém, com transparência.

Importa salientar que mesmo na relação conturbada entre o credor, que tem expectativas de ter sua obrigação satisfeita- mesmo que através de um processo de execução, e um devedor que se utiliza de manobras para evitar a satisfação de tal obrigação, pode existir um terceiro adquirente de boa fé.

O terceiro é aquele comprador que ao adquirir um bem com ônus se vê na iminência de perde tal bem, emvirtude dos problemas do proprietário anterior. Entretanto é necessário comprovar sua boa fé, pois só assim poderá proteger seu bem adquirido. O que não ocorre quando se trata de terceiro adquirente de má-fé, que perde esses direitos.

A súmula 375 do Superior Tribunal de Justiça prevê requisitos para comprovação da boa fé:

Súmula 375: O reconhecimento da fraude à execução depende do registro da penhora do bem alienado ou da prova de má-fé do terceiro adquirente.

Nesse sentido entende-se que para não ser considerado adquirente de má- fé, deve o terceiro tomar uma série de providências e consequentemente não ser surpreendido por problemas após a compra de um bem.

O ideal para aquisição de qualquer bem é realizar pesquisas sobre este e também sobre o possível vendedor. Ao realizar a compra de um imóvel, por exemplo, verificar matrícula atualizada, a fim de constatar possíveis problemas, capazes de penalizar o adquirente com a perda do bem.

Caso o terceiro tome todas as providências cabíveis, será difícil passar pela situaçãode opor Embargos contra Terceiros, e mesmo que esse seja o caso poderá provar sua boa fé, comprovando todas as pesquisas realizadas e todas as medidas que foram tomadas exatamente para evitar futuros problemas.

 

 

Conclusão

 

Por todo o exposto, podemos verificar neste breve trabalho que para se evitar transtornos futuros, é necessário criar o habito de ao adquirir um bem, pesquisar seu histórico e documentos como, por exemplo, a matrícula de um imóvel.

Caso um terceiro adquira bem sem realizar nenhum tipo de averiguação, e sem poder comprovar que as devidas medidas foram tomadas, restará configurada a má fé, em razão da súmula 375 do STJ, e como consequência haverá a perda do bem.

Portanto, para se evitar problemas futuros é de extrema relevância tomar as providências corretas ao adquirir um bem.

  

Referências:

 

NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de Direito Processual Civil. Volume Único. Salvador: Editora JusPodivim, 2006.

OAB/ Porto Alegre. Novo código de processo civil anotado. Porto Alegre. OAB/RS, 2015.

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil: Teoria Geral do Processo civil. Volume III. 47ª. Ed. Rev. Atual e ampl. Rio de Janeiro
: Forense, 2016.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Gabriela Fonseca Da Silva).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados