envie um e-mail para este autorOutros artigos do mesmo autor
RESPONSABILIDADE PENAL POR DANOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTEDireito Ambiental
Outras monografias da mesma área
Teoria da segregação ambulatória temperada
REGULAMENTO DISCIPLINAR DE MATO GROSSO - SURGIMENTO E VISÃO GERAL.
Direito Penal do inimigo no Brasil
DOS ILICITOS COMETIDOS PELO ESTADO
Vitimologia no processo penal sob a ótica dos Direitos Humanos
O PSICOPATA E A POTENCIAL CONSCIÊNCIA DA ILICITUDE
O PODER DE JULGAR DA MÍDIA E O PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA
Monografias
Direito Penal
O trabalho presente tem como objetivo trazer informações referentes à delação premiada, apontando suas principais características, finalidades e repercussão na política atual de nosso país.
Texto enviado ao JurisWay em 23/03/2017.
Podemos entender que a delação premiada é muito utilizada como uma técnica de investigação, que consiste em oferecer benefícios por parte do Estado ao acusado, que confessa e colabora prestando informações relevantes que de alguma forma contribuam para a solução do caso penal. Esses benefícios nem sempre dependerá de uma delação, até mesmo porque a delação premiada também é conhecida como colaboração premiada, no qual basta que o acusado de alguma forma contribua.
No Brasil a primeira Lei a prever a delação premiada foi a Lei de crimes Hediondos (art. 8º, parágrafo único, Lei 8.072/1990). Seguidas pelas leis de Extorsão mediante sequestro, o benefício dependia que fosse facilitada a libertação da vítima (art. 159, § 4º, Código Penal), Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e contra a ordem tributária (art. 16, parágrafo único, da Lei 8.137/1990, incluído pela Lei 9.080/1995) e Crimes praticados por organização criminosa (art. 6º, Lei 9.034/1995)
Podemos concluir que o tema aqui explanado tem relevante Importância á política atual de nosso pais, pois com a entrada em vigor da Lei 9.613/1998, destinada ao combate à lavagem de dinheiro, passou a ter maior aplicabilidade á delação e ganhar maior ênfase, por trazer em seu rol diversos benefícios mais estimulantes ao individuo que colabora, como por exemplo, a incidência de regime menos gravoso, a substituição da pena privativa de liberdade por privativa de direitos e em alguns casos passou-se a conceder até mesmo perdão judicial. (art. 1º, § 5º, Lei 9.613/1998).
REFERENCIAS
Nenhum comentário cadastrado.
| Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |