JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Raissa Rossi Trentini
Graduada em Direito pela Faculdade Univates, situada na cidade de Lajeado, RS. Atualmete, faço Especialização em Ciências Penais pela PUCRS, situada em Porto Alegre, RS.

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

PRIVATIZAÇÃO DOS PRESÍDIOS: UM MODELO PARA O BRASIL

Captação clandestina de sinal de TV por assinatura é crime?

Vitimologia no processo penal sob a ótica dos Direitos Humanos

A Classificação das Vítimas no entendimento dos Estudiosos da Vitimologia

A EDUCAÇÃO PENITENCIÁRIA NO BRASIL E NO PARAGUAI

Uma visão critica sobre o sistema carcerário brasileiro visto sob a ótica constitucional

A inexigibilidade de conduta diversa na prática da Eutanásia como causa supralegal de exclusão da culpabilidade

Uma análise das decisões judiciais acerca da (a)tipicidade do descumprimento de medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha

Violência doméstica e sua proporção na sociedade

2 observações importantes sobre a perícia criminal no processo penal

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Penal

O Direito como perpetuador do racismo institucional

O presente artigo explica o Direito como perpetuador do racismo institucional.

Texto enviado ao JurisWay em 23/08/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

O Direito como perpetuador do racismo institucional

 

            O Direito, enquanto formador e ordenador de valores sociais, tem adquirido papel importante na manutenção de estereótipos e méritos no Estado brasileiro (BERTÚLIO, 2003).

 

            De acordo com esse papel desempenhado pelo Direito, Bertúlio (2003, p. 99) acredita que:

 

Tal papel perpetua preconceitos e discriminações contra grupos específicos de indivíduos, estabelecendo, no contraponto, privilégios/prejuízos intrínsecos à natureza de ser dos indivíduos. Nesse caminhar, o sistema jurídico produz e reproduz desigualdades de toda ordem, sem entretanto, permitir a apreensão de sua realidade, acobertado que está, esse mesmo direito, pela legalidade e legitimidade da falsa verdade jurídica.

 

            Castro (2007) diz que, desde a proclamação da independência, em setembro de 1822, entendia-se a necessidade de mudanças dos diversos aspectos da sociedade nacional. A primeira providência foi manter as leis portuguesas, sendo aplicadas pela Assembleia Constituinte.

 

Foi no ano de 1830 que o Código Criminal do Império decretou, juntamente com a garantia constitucional, não poder mais haver penas com os açoites, a tortura, a marca de ferro quente e todas as demais penas cruéis. Porém, essa lei era válida para todos, menos aos escravos, que eram considerados coisas por um lado e pessoas no caso de delito (CASTRO, 2007).

 

Nesse sentido, o autor descreve o artigo decretado pela Constituição Outorgada, o qual era aplicado aos negros escravos:

 

Art. 60. Se o réo fôr escravo, e incorrer em pena que não seja a capital ou de galés será condemnado à de açoutes, e, depois de os soffrer, será entregue a seu senhor, que se obrigará a trazel-o com um ferro pelo tempo e maneira que o juiz o designar. O número de açoutes será fixado na sentença; e não poderá levar por dia mais de cincoenta (CASTRO, 2007, p. 376).

 

            Bertúlio (2003) acredita que os fatos de preconceitos e discriminação deram-se a partir do período escravocrata, ou seja, desde a metade do século XIX. Apesar de haver o surgimento da Lei Áurea, que pôs fim à produção escravista, ainda ocorria muitas mortes, atrocidades “[...] e uma legislação escravista que não considerava o escravo pessoa, mas bem patrimonial e de produção [...]” (BERTÚLIO, 2003, p. 107).

 

No ano de 1888, ocorreu a promulgação da Lei Áurea, decretada pela Princesa Isabel, regente de D. Pedro II, que aboliu a escravidão no país:

 

A princesa Imperial Regente, em nome de sua Majestade, o Imperador Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os seus súditos do Império que a Assembleia Geral Decretou e Ela sancionou a Lei seguinte:

 

Art. 1º. É declarada extinta desde  a data desta Lei a escravidão no Brasil

 

Art. 2º. Revogam-se as disposições em contrário. Manda portanto a todas as autoridades que o conhecimento e execução da referida Lei pertencer que a cumpram e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contem [...] (CARDOSO, 2007, p. 406).

 

            A Lei do Ventre Livre também foi um marco importante na história do negro, pois determinava que “[...] os filhos da mulher escrava, que nascerem no Império desde a data desta lei, serão considerados de condição livre” (BERTÚLIO, 2003, p. 107). Todavia, a ideia de liberdade da lei não tem conformidade com o texto integral.

 

            Assim, a Lei nº 2.040, de 8 de setembro de 1871, apresentada por Bertúlio (2003, p. 108), mostra que:

 

§ 1º. Os ditos filhos menores ficarão em poder e sob a autoridade dos senhores de suas mães, os quais terão a obrigação de criá-los e tratá-los até a idade de oito anos completos.

 

Chegando o filho da escrava a essa idade, o senhor da mãe terá a opção, ou de receber do Estado a indenização de 6000$000, ou de utilizar-se dos serviços do menor até a idade de 21 anos completos.

 

            Dessa forma, a Lei e o Direito, ao mesmo tempo em que informam a liberdade por um ângulo, por outro, através do mesmo mecanismo de formação de ideias e, aprimorando o mesmo valor de verdade e legitimidade à sociedade, demonstra o significado de liberdade para a população negra (BERTÚLIO, 2003).

 

            Sobre o artigo imposto na Lei nº 2.040/1871, Bertúlio (2003, p. 108)afirma que:

 

[...] estabelece no inconsciente coletivo, de brancos e de negros, na apreensão da sociedade civil e do Estado, o limite de cidadania e de direitos das pessoas, de acordo com o seu pertencimento racial. No mesmo parágrafo, continua o texto dizendo que quando o senhor de escravo optava pela indenização, devia entregar o menos ao Governo, que lhe dará destino, em conformidade do presente lei [...].

 

          Essa estudiosa resume as leis do Império, as quais tratavam da escravidão e da abolição da escravatura, como sendo uma reorganização dos conceitos jurídicos de igualdade, liberdade e direitos fundamentais. (BERTÚLIO, 2003).

 

Com o passar das décadas, foram surgindo outros momentos que apresentam subsídios para reflexão sobre o racismo acoplado ao escravismo e externado no sistema jurídico brasileiro.

 

Desse modo, o fato dos escravos terem sidos libertados não lhes concedia a cidadania, consequentemente, a razão para o tratamento desigual deslocava-se, então, para a raça em vez da condição de escravo, “[...] e a discriminação ou qualquer tratamento segregador, que devido ao modelo escravista fosse permitido ao escravo, passando a aplicar a todo negro [...]” (BERTÚLIO, 2003, p. 109).

 

            A autora salienta, também, a respeito dos reflexos da escravidão e da abolição perante as discussões sobre a nacionalidade, que a proclamação da República trouxe à tona, ensejando várias outras construções sociais de significância na formação do inconsciente coletivo da nação relativamente à raça e ao racismo, alguns fatos:

 

Um aparato de valores raciais racistas é produzido e reproduzido, com base nas teorias e ideologias racistas europeias para dar suporte ao projeto ideológico da elite brasileira para formação do povo brasileiro: uma nação branca, ou mais uma nação branca no continente americano. O continente da população negra recém-libertada que igualmente era o contingente majoritário da população da jovem nação, igual perante a lei, conforme a Carta Constitucional da República [...] (BERTÚLIO, 2003, p. 110).

 

            A estudiosa crê que, embora a legislação e a sociedade brasileira tenham passado por diversas modificações, quase não existiram discussões sobre o racismo e sua maneira de se proteger, visto que:

 

A realidade é que em nenhum momento da discussão dos problemas políticos e sociais brasileiros entraram em pauta nem o acirramento dos racismos, em razão dos regimes de exceção que culminaram com a restrição e muitas vezes supressão dos direitos fundamentais, nem as péssimas condições de vida da população negra, que, confinada inteiramente entre as camadas pobres e miseráveis da população, também era vítima preferencial da repressão “comum” [...] (BERTÚLIO, 2003, p. 113).

 

Nesse contexto, Silva (2001) relata que ainda que tenha sido abolida a escravidão, prevendo a igualdade para todos os brasileiros, não houve, no Código Penal de 1890, qualquer determinação contra a prática do racismo e da discriminação.

 

            No mesmo sentido, Estefam (2010) caracteriza o Código Penal de 1890 como tendo um surgimento afoitado, consequentemente repleto de defeitos e alvo de diversas críticas. Esse passou por diversas modificações ocorridas nos anos de 1940 e 1984.

 

            A filosofia que se buscou demonstrar com essas mudanças do Direito Penal, por meio de reforma, pode ser resumida por Toledo descrevendo que “[...] a comunidade não tem apenas o direito de castigar, mas até o dever de realizar o castigo de tal maneira que não impeça uma ressocialização” (TOLEDO apud ESTEFAM, 2010, p. 67).

 

            Importante salientar que, apesar de esta ser a verdade sobre a escravidão ocorrida no Brasil e os tempos serem outros, ainda permanece a ideia de preconceito e discriminação na sociedade atual.

 

            Assim, consequentemente, foram criadas proteções jurídicas ao cidadão que sofre o crime de preconceito racial, cuja previsão está no sistema Constitucional como, também, em lei específica.

 

Devido à relevância do tema, primeiramente, torna-se fundamental designar o embasamento constitucional para, posteriormente, referenciar-se as leis específicas dos crimes de discriminação racial.

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Raissa Rossi Trentini).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados