JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Dicas Jurídicas
Autoria:

Luciana Moraes Do Nascimento Argôlo
Advogada Militante nas áreas de Direito Civil, Trabalhista e Consumidor. Mediadora Extrajudicial pela International Observatory of Justice. Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (UF/SE). Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (UF/SE). Master in Business Administration (MBA) em Administração, Gestão e Marketing do Negócio Jurídico pela Faculdade Legale/SP (2020). Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes/RJ (2017). Especialista em Advocacia Trabalhista pela Universidade Anhanguera-UNIDERP (2013). Bacharela em Direito pela Universidade Tiradentes. Atuou como Secretária Geral da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/SE no triênio 2019-2021. Atuou como Membra da Comissão de Juizados Especiais da OAB/SE no triênio 2019-2021. Professora, Palestrante e Autora de Artigos Jurídicos e científicos. Web site: http://moraesadvocaciaeconsultoria.blogspot.com.br

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

O RIGOR EXCESSIVO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO COMO MOTIVO DE RESCISÃO CONTRATUAL.

Da Estabilidade Gestante no Contrato de Experiência

Discriminação no trabalho da mulher após afastamento

Novas regras da ANS permitem que trabalhadores aposentados e demitidos sem justa causa migrem do plano de saúde empresarial para o individual sem nova carência

Due Diligence e Compliance Trabalhista, os "BFF" (Best Friend Forever) do Direito Preventivo

Com nova lei trabalhista, férias ficaram mais flexíveis; veja o que mudou

A Subordinação estrutural pode formar vínculo de emprego?

A OCULTAÇÃO DE BENS DOS SÓCIOS NA EXECUÇÃO TRABALHISTA.

A Administração Pública e o Dilema da Responsabilidade na Terceirização

O TRABALHO E O EMPREGO NA ESTEIRA DO TEMPO

Todas as monografias da área...

Monografias Direito do Trabalho

É POSSÍVEL O CONTROLE DE JORNADA DE TELETRABALHADOR (LEI N. 12.551/11)?

O presente tema tem como escopo o estudo aprofundado acerca do possível controle de jornada do teletrabalho, modalidade de trabalho regido pela lei 12.551/11.

Texto enviado ao JurisWay em 11/04/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o teletrabalho é a atividade realizada pelo empregado num lugar onde, longe dos escritórios ou sede das empresas, o trabalhador não mantenha um contato pessoal com seus colegas, podendo, desta forma, comunicar-se com eles por meio das novas tecnologias.

Cumpre ressaltar que o desenvolvimento de atividades laborais distante da sede da empresa é resultado de um novo ritmo nas atividades humanas, porém, inúmeros questionamentos são levantados acerca de alguns direitos protegidos pela CLT, a exemplo das horas extraordinárias.

No Brasil, o teletrabalho tomou maior repercussão após a vigência da Lei 12.551/2011, que alterou o artigo 6º da CLT, a saber:

“Art. 6o Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado a distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego. (Redação dada pela Lei nº 12.551, de 2011).

Parágrafo único.  Os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio. (Incluído pela Lei nº 12.551, de 2011).”

 

Ponto importante a destacar é que a lei 12.551/11constitui o teletrabalho uma relação de emprego sujeita a todas as normas da CLT que regem o vínculo empregatício. Nesse ínterim, entende-se que são aplicados os preceitos da CLT no tocante à jornada de trabalho, horas extras, sobreaviso, etc.,

Conforme a CLT, hora extra é todo período de trabalhado excedente à jornada contratualmente acordada, regulamentados pelos artigos 7º, XIII da CF/88, bem como, pelo artigo 58 da CLT. O grande impasse em questão é como manter o controle dessas horas extras no teletrabalho, haja vista o empregado não laborar no local em que a empresa exerce suas atividades.

Com o avanço da tecnologia, a possibilidade de controle da jornada extraordinária não se torna uma missão difícil, já que os meios telemáticos e informatizados cada vez mais se desenvolvem, acompanhando, então, essa grande ferramenta - a tecnologia.

Além do mais, as empresas, em geral, possuem políticas e procedimentos claros para autorizar horas extras e plantões, a exemplo, de uma prévia autorização da Alta Gerência, constituindo falta grave o trabalhador que continuar a laborar fora do horário de expediente sem a devida autorização.

Vai além, o tempo de trabalho pode ser mensurado inclusive por meio de cálculos estatísticos e matemáticos, levando em conta a produtividade e o tempo médio para o desenvolvimento dessa ou daquela atividade, logo, o ônus da prova do controle e supervisão, ainda que virtual, caberá ao empregador, que deverá comprovar o efetivo tempo trabalhado, conforme a lei em tela.

Importante frisar que a Lei 12.551/11 favorece as relações entre empresas e colaboradores, trazendo inúmeros benefícios à qualidade de vida dos empregados e, também, ao meio ambiente, haja vista a flexibilização de tais atividades, diminuindo, assim, o deslocamento e consumo dos trabalhadores.

Não obstante isto, moderniza a organização do trabalho no Brasil, tornando-o semelhante à maioria dos países desenvolvidos, e aumentando as oportunidades de empregos que geram esse tipo de trabalho.

Portanto, a lei aqui citada veio para abrir portas ao emprego, trazendo consigo as normas que defende a CLT, a exemplo das horas extras, e com as mesmas ferramentas que o teletrabalho utilizar para desenvolver tais atividades, as utilizará, também, para acompanhar e assegurar um controle efetivo das mesmas.

 Por fim, existem inúmeros meios de assegurar um efetivo controle da jornada de trabalho para os teletrabalhadores, meios esses, que serão definidos a depender de cada caso, tendo ajuda, obviamente, da tecnologia que contará a favor da Empresa e até mesmo do empregado para assegurar direitos resguardados pela Lei Maior e pela CLT.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MELO, Alváro. Lei 12.551/11 - Esclarecimentos gerais. Disponível em: http://www.sobratt.org.br/lei-12551-11.html

SILVA, TEREZA. Trabalho à distância – Alterações da Lei nº 12.551/2011Link:http://www.pinheironeto.com.br/upload/tb_pinheironeto_artigo/pdf/150212155809ane xobi2190.pdf. Material da Aula 1 da 7ª Disciplina: Temas Especiais de Direito do Trabalho, ministrada no Curso de Pós-Graduação de Advocacia Trabalhista – Anhanguera-Uniderp | Rede LFG, 2012.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Luciana Moraes Do Nascimento Argôlo).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados