JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Opinião
Autoria:

João J. De Azevedo Filho
advogado, pós graduado em direito constitucional pela UNITINS-TO.

envie um e-mail para este autor
Monografias Outros

NÃO É EDUCAÇÃO É CONHECIMENTO

ao longo dos anos ouvimos que,a educação é arma contra os corruptos, só a educação abre a mente, que a educação evita as pessoas caírem nas armadilhas dos políticos corruptos, o sentido é correto, mas data venia não é EDUCAÇÃO é CONHECIMENTO.

Texto enviado ao JurisWay em 02/04/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

NÃO É EDUCAÇÃO, NEM CULTURA, É CONHECIMENTO.

 

Vemos e ouvimos constantemente todos os dias ao longo dos anos, relatos e questionamentossobre o que devem resolver a situação de um país, em especial no que diz respeito ao povo de conhecer um pouco os seus direitos, de como votar e, como fugir das armadilhas dos estelionatos dos políticos picaretas de plantão.

E quando a questão é levantada, envolvendo a politicagem, ladrões e corruptos, a resposta sempre vem acompanhada da palavra EDUCAÇÃO, que só a EDUCAÇÃO é capaz de resolver o problema de um país, que a educação é capaz de dar consciência ao povo e, um povo com educação é, um povo capaz de buscar cobrar e, zelar pelos seus direitos.

Embora o sentido esteja correto, a palavra usada estar errada, e, porque errada? Porque existe uma disparidade muito grande entre, EDUCAÇÃO, CULTURA e CONHECIMENTO, embora o ideal seja que as três andem juntas.

Indispensável esclarecer que, a palavra a ser usada não é EDUCAÇÃO e, sim CONHECIMENTO, então, vejamos por quê:

Definição de EDUCAÇÃO: ato ou efeito de educar, conhecimentoéprática dos usos e costume de sociedade; civilidade, delicadeza, polidez, cortesia (Novo Dicionário Aurélio 2ª edição), acrescento como exemplo de educação, as boas maneiras como: por gentileza, obrigado, bom dia, boa tarde, o senhor esta bem, pois não queira sentar-se, posso ajuda-lo (a), dentre outros.

Definição de CULTURA: complexo dos padrões de comportamentos, das crenças, das instituições e doutros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característico de uma sociedade (Novo dicionário Aurélio 2ª edição).

Denota-se dizer que, a cultura estar diretamente ligada como dito acima, pelo complexo dos padrões de comportamento como, por exemplo: os ciganos que sãoum povo que desconhece fronteiras, que podemos chamá-los de desbravadores, sendo de sua cultura o viver nas estradas, quase sem destinos, embora, hoje,se veja muito poucos deles com os seus tradicionais acampamentos, a cultura das castas, os índios em todos os seus comportamentos como suas pratica esportivas, tendo a corrida de tora, o Xikunahaty , que é um jogo semelhante ao futebol, onde, os atletas só podem usar a cabeça, a bola é feita da seiva da mangabeira. Na Índia, a vaca é animal sagrado, na Ásia Oriental, onde se abate cachorros e gatos para se alimentarem e comem baratas, escorpiões, dentre outros.

Definição de CONHECIMENTO: ato ou efeito de conhecer, ideia, noção, informação, noticia, ciência, pratica da vida, experiência, discernimento, critério, apreciação, (grifo nosso), (Novo Dicionário Aurélio 2ª edição).

Aqui chegamos ao ponto, pois o conhecimento é a forma intelectual, pelo conhecimento buscado nas escolas, ministrados pelos disseminadores que são os professores através dos livros, e, é pelo conhecimento que abrimos nossas mentes para o mundo e, passamos a pensar e passamos a formar nossas ideias, opiniões e ideologias.

É aqui que preparamos a mente para uma consciência de tudo que estar em nosso entorno.

É aqui que abrimos nossa visão, aqui que começamos a ter voz e começamos a vislumbrar algo melhor.

É aqui que, começamos a buscar mais e mais, informações para começarmos a nos questionarmos e, passamos a cobrar certos atos e atitudes.

Como citado acima na definição da palavra, é aqui que, temos o discernimento necessário para entender certas coisas que acontecem no nosso tão conturbado dia a dia.

O conhecimento é algo indescritível, faz o homem se sentir no domínio da situação, faz você se sentir seguro e, pronto para falar com altives sobre quaisquer assuntos que você domina.

O conhecimento te leva a condições e posições que você não conquistaria sem tê-lo.

 Quando se tem o conhecimento tudo se torna mais favorável,e, temos hoje um exemplo claro do que é o conhecimento. Se, perguntar para uma parte da população brasileira o que está acontecendo no país em relação à politica e, a corrupção, com certeza uma dessaparte da população vai saber responder precisamente o que estar acontecendo e, esta população tem hoje o que não tinha á alguns anos, a condição de forma um juízo de valor sobre o que estar acontecendo, ai você me pergunta, mas,isso não é informação? Sim, claro que é informação, mas é o conjunto de informação, que forma o conhecimento e, tendo informações das falcatruas e armações fazem com que, parte da população forme seu juízo de valor.

Como colocado à cima, fica claro que, educação, cultura e conhecimento são tripé que devem caminhar juntos, mas, tem muitas diferenças entre as palavras.

O que se lê, e ouve pessoas dizerem que, só a educação trásmelhoras, só a educação faz com que um povo abra a mente para não votar em políticos desonestos, a educação é uma arma poderosa, não está errada a forma, só a palavra.

Necessário frisar que, o conhecimento é que abre fronteiras, destruí mentes travadas e ignorantes, sendo o conhecimento uma arma poderosa contra os ardis e vil desonestes que roubam o povo no que ele tem de, mas soberano que é o voto, e a falta de conhecimento dos rumos que devem ir ou seguir o pais fazem com que os cidadãos caiam nas armadilhas dos desoneste de conversas bonitas, e juntando as conversas bonitas com a falta de conhecimento e, em muitos dos casos com uma necessidade de sobrevivência pessoal dos pais e, mães de famílias, esta fragilidade fazem com que sejam presas fáceis dos corruptos e maus feitores.

Ocorre que, mesmo os pais e mães de famílias, em muitos dos casos de vulnerabilidade econômica, mas tendo o conhecimento, vão ouvir a conversa bonita dos malandrões, e podem até pegar suas ofertas ilusórias, mas como detém o conhecimento, com certeza irá antes de darem seus votos tentar fazer uma pesquisa de quem é quem, e para que isso ocorra só o conhecimento é capaz de fazer.  

Por consequência, o conhecimento tira o ser humano do marasmo do inconsciente, da escuridão, da cegueira, e da ignorância que é a maior das deficiências humanas.

 

 

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (João J. De Azevedo Filho).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados