JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Monografias Direito Eleitoral

A análise prévia da capacidade postulatória do Ministério Público Eleitoral

trata-se de artigo acerca dos requisitos exigidos pelas normas do Ministério Publico para a capacidade postulatoria do seu membro na seara eleitoral

Texto enviado ao JurisWay em 15/05/2015.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Sabendo-se que o Ministério Público Eleitoral é integrado pelo Procurador Regional Eleitoral, membro do Ministério Público Federal, que atua perante Tribunais Superiores, e por Promotores de Justiça Eleitorais, integrantes do Ministério Público Estadual de primeiro grau e que a Resolução nº 30/08, do Conselho Nacional do Ministério Público, estabeleceu a necessidade de a Procuradoria-Geral de Justiça encaminhar ao Procurador Regional Eleitoral a relação dos Promotores de Justiça que deverão ser designados para exercerem a função eleitoral (art. 78 LOMP- LC 75/93). Desta forma os requisitos de nomeação são elementos de regularidade constitucional de qualquer jurisdicionado na seara eleitoral; havido a formação da lide imprescindível, para a garantia do devido processo legal, compor a capacidade estatal de figurar na lide.

 

A legislação eleitoral é um aglomerado de procedimentos não regulamentados por Lei Complementar, onde há uma feroz presença judiciária no feitio da legislação. São os Tribunais que concorrem com o Legislativo na criação de regulamentos e normas equiparado-as a lei federal que regem o direito eleitoral material e processual, outra não é a interpretação quando da análise das Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais: os órgãos dos Poderes Judiciários, abusando da concessão temporária do Código Eleitoral e na vacância do art. 121 da Constituição Federal legislam positivamente nessa senda; mas gravoso é que os demais órgão flutuantes do sistema judicial eleitoral também fazem a mesma coisa.

 

Com o Ministério Publico não é diferente, conforme preceitua o art. 4º do ato normativo 559/2008 da PGJ, não poderão habilitar-se ao exercício das funções eleitorais os Promotores de Justiça que: VIII – Residam fora do território da Comarca que compõe a Zona Eleitoral, salvo situações excepcionais, assim reconhecidas pela Procuradoria-Geral de Justiça e pela Corregedoria do Ministério Público Estadual, através de procedimento próprio. Perceba a importância desse ato normativo: ele impõe norma à capacidade postulatória do membro do Ministério Público no âmbito eleitoral.

 

A ausência de observação desse ato normativo impede a instalação de um Ministério Público natural.

 

No período eleitoral o promotor, ingresso em carreira estadual ou federal, assume uma função não legalizada na Constituição, o art.121 da Constituição importa em uma Lei Complementar para que haja um “Código de Processo Eleitoral” e como até hoje carece a tal Lei Complementar, até a delegação para exercício eleitoral merece cautela sob pena de nulidade.

 

A ausência dos elementos que transportam o Promotor de Justiça Estadual em Promotor Eleitoral, sem a edição da Lei Complementar Eleitoral, possui relevância processual e institucional, necessário, portanto, aferir previamente a capacidade postulatória processual do membro do MPE, conforme os procedimentos inscritos no Ato Normativo nº. 559/2008 - PGJ, de 26 de novembro de 2008, verificando junto aos órgãos da Procuradoria-Geral de Justiça se há procedimento próprio que excepcione a habilitação. Per si, a falta de requisitos para a habilitação, gera á parte insurgente carência e à portaria que o nomeou nulidade. Havendo irregularidade na formação do ato administrativo fere-se o art. 5º LIV da Constituição (princípio do devido processo legal).

Já decidiu o Superior Tribunal de Justiça: "CONSTITUCIONAL - PROCESSUAL PENAL - MINISTÉRIO PÚBLICO -PROMOTOR NATURAL- O promotor ou o procurador não pode ser designado sem obediência ao critério legal, a fim de garantir julgamento imparcial, isento. Veda-se, assim, designação de promotor ou procurador ad hoc, no sentido de fixar previa orientação, como seria odioso indicação singular de magistrado para processar e julgar alguém. Importante, fundamental é prefixar o critério de designação. O réu tem direito público e subjetivo de conhecer o órgão do ministério público, como ocorre com o juízo natural" (RESP 11722/SP, Relator Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, 6ª Turma, 08/09/1992).

Desta forma conclui que a obediência dos critérios legais instalados no art. 47 da LOMPSP e no Ato Normativo nº. 559/2008 - PGJ, de 26 de novembro de 2008 é essencial ao processo eleitoral, remetendo ao vaticino dos Tribunais nos seguintes termos: “ importante, fundamental mesmo, é a prefixação do critério. Nisto reside a designação ad hoc, orientada nesse caso concreto. A primeira é salutar . A segunda, odiosa” (voto Min. Vicente Cerchicchiaro, RESp 11722/SP) nesse sentido,  apud Direito Constitucional , Alexandre de Moraes, 22.º Ed , p. 596: “esse principio(promotor natural)consagra uma garantia de ordem jurídica, destinada tanto a proteger o membro do Ministério Publico, na medida que lhe assegura o exercício pleno e independente do seu ofício, quando a tutelar a própria coletividade, a quem se reconhece o direito de ver atuando, em quaisquer causas, apenas o promotor cuja intervenção se justifique a partir de critérios abstratos e pré-determinados”.

Não havendo habilitação para o exercício na seara eleitoral a nomeação e os atos tomados pelo Promotor de Justiça devem ser entendidos como nulos. É o art. 127, § 1o., da CF, que institui o princípio da independência funcional ao membro do Ministério Público, pilar básico para a existência de um promotor natural para cada tipo de causa. A anulação dos atos processuais nos casos de vícios (p.ex. a previsão de um modelo na lei processual não cumprido), obedece a uma série de regras, contidas na lei ou impostos nos princípios gerais de interesse público que contribuem para adequar a teoria das nulidades ás necessidades atuais do processo.

E sabendo que a Justiça Eleitoral é uma Justiça Federal, sem quadro de Ministério Público próprio. A regularidade da capacidade postulatória decorre de atos anteriores ao processo e conforme o art. 245 CPC não há convalidação de nulidades absolutas, pois desses defeitos o juiz conhecerá de ofício. Por este princípio, entende-se que, anulado um ato processual todos os atos subseqüentes que dependam deste, não terão efeitos legais.

 

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Alexandre Damasio Coelho).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados