JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Ivani Glaci Drachenberg
IVANI GLACI DRACHENBERG, Advogada, pós-graduada em Direito Civil, Tributário, Constitucional, Administrativo, Família/Sucessões, Empresarial e Notarial/Registral. Autora do livro "A Responsabilidade Civil do Médico na Cirurgia Estética frente ao CDC"

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Constitucional

Proteção à Dignidade Humana

A prática, de atos concretos absolutamente condenáveis pelo nosso ordenamento jurídico-constitucional, faz com que a proteção à dignidade humana do infrator possa ser afastada?

Texto enviado ao JurisWay em 28/11/2014.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

A prática, por alguém, de atos concretos absolutamente condenáveis pelo nosso ordenamento jurídico-constitucional, como por exemplo, terrorismo, racismo, tortura, estupro, homicídio, pedofilia, etc., faz com que a proteção à dignidade humana do infrator possa ser afastada de forma juridicamente justificada à luz da CF/88?    

 

O princípio da dignidade humana é um direito fundamental insculpido na Constituição Federal Brasileira em seu art. 1º, inciso III.

Para José Afonso da Silva[1] a "dignidade da pessoa humana é um valor supremo que atrai o conteúdo de todos os direitos fundamentais do homem, desde o direito à vida" e constitui um mínimo invulnerável que todo estatuto jurídico deve assegurar.

Trata, o presente caso ora em comento, do evidente conflito entre as normas de nosso ordenamento jurídico e os princípios que o incorporam.

Assim, nas palavras de Zart[2] e na visão de Robert Alexy, para que ocorra uma precisa interpretação constitucional necessário se faz entender a divisão existente nas normas jurídicas, que podem ser regras e podem ser princípios. Entende Robert Alexy:


Possível assim compreender, dentro do chamado sistema de normas, a existência de regras e princípios, sendo, então, os princípios normas de caráter abstrato e geral, que via de regra convivem de forma colidente entre si. Então, quando houver a chamada antinomia de regras, uma das regras necessariamente deixará o ordenamento jurídico, enquanto que quando houver um choque entre dois princípios, necessário será se fazer uma ponderação, a fim de constatar qual o princípio, no caso, se sobressairá.

 

Complementa Barreto[3] nas palavras de Dworkin:

 

Regras e princípios diferenciam-se no sentido de que as regras são aplicáveis à moda do tudo-ou-nada (all-or-nothing fashion), ou seja, preenchidos os pressupostos para sua aplicação, ou ela é válida, e se a aplica, ou é inválida, e não é o caso de mantê-la no ordenamento jurídico. Já os princípios não determinam absolutamente a decisão, mas contêm fundamentos a ser conjugados com os decorrentes de outros princípios. Isto significa dizer que princípios têm uma dimensão de peso: em caso de conflito, o princípio com peso relativo maior se sobrepõe ao outro, sem torná-lo inválido.

 

Fundamenta Piovesan[4] que:

 

Adotando-se a concepção de Ronald Dworkin, acredita-se que o ordenamento jurídico é um sistema no qual, ao lado das normas legais existem princípios que incorporam as exigências de justiça e dos valores éticos. Estes princípios constituem o suporte axiológico que confere coerência interna e estrutura harmônica a todo o sistema jurídico. O sistema jurídico define-se, pois, como uma ordem axiológica ou teológica de princípios jurídicos que apresentam verdadeira função ordenadora, na medida em que salvaguardam valores fundamentais. A interpretação das normas constitucionais advém, desse modo, de critério valorativo extraído do próprio sistema constitucional.

 

Segundo Gomes[5] a diferença marcante entre as regras e os princípios reside no seguinte: a regra cuida de casos concretos, como exemplo: o inquérito policial destina-se a apurar a infração penal e sua autoria. Os princípios, em regra, norteiam uma multiplicidade de situações, como exemplo, o princípio da presunção de inocência, que cuida da forma de tratamento do acusado bem como de uma série de regras probatórias.

Esclarece Lima[6] que a situação de regras incompatíveis entre si é denominada antinomia. Há três critérios clássicos, apontados por Bobbio para solução de antinomias: o critério cronológico, o critério hierárquico e, por último, o critério da especialidade. Assim, no caso de duas regras em conflito, aplica-se um desses três critérios. No caso de colisão de princípios constitucionais, não se trata de antinomia, vez que não se pode simplesmente afastar a aplicação de um deles. Portanto, não há que se falar em aplicação destes critérios para solucionar eventual colisão de princípios constitucionais.

Sendo assim, a prática de atos concretos absolutamente condenáveis pelo nosso ordenamento deve ser interpretado contemplando critério valorativo extraído do próprio sistema constitucional.

Ademais, toda consideração deve ser feita à luz do princípio da proporcionalidade ao que tange às normas ou aos princípios, pois só assim também a proteção da dignidade humana estará assegurada.


Claro que, com isso, não se ressalva aqui que atos condenáveis devem ser impunes, mas sim punidos coerentemente observada a dignidade humana do infrator.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARRETO, Lucas Hayne Dantas. Racionalidade do processo de solução de colisões entre direitos fundamentais à luz da análise econômica do direito. Disponível em: . Acesso em 14 Set. 2012.

GOMES, Luiz Flávio. Normas, regras e princípios: conceitos e distinções. Disponível em: . Acesso em 15 Set. 2012.

LIMA, George Marmelstein.  A hierarquia entre princípios e a colisão de normas constitucionais. Disponível em: . Acesso em 15 Set. 2012.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 5ª edição, revista, ampliada e atualizada. São Paulo: Max Limonad, 2002, págs. 49 a 65. Material da 3ª aula da Disciplina Direitos Humanos e Direitos Fundamentais, ministrada no Curso de Pós- Graduação Lato Sensu TeleVirtual em Direito Constitucional – Anhanguera-UNIDERP | REDE LFG.

SILVA, José Afonso. Curso de direito constitucional positivo. 24 ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2005.

ZART, Ricardo Emílio. A dignidade da pessoa humana e o crime de racismo. Uma visão casuística de hermenêutica constitucional com base em Robert Alexy. Disponível em: . Acesso em 14 Set. 2012.

 

 



[1] SILVA, José Afonso. Curso de direito constitucional positivo. 24 ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2005.

[2] ZART, Ricardo Emílio. A dignidade da pessoa humana e o crime de racismo. Uma visão casuística de hermenêutica constitucional com base em Robert Alexy. Disponível em: . Acesso em 14 Set. 2012.

[3] BARRETO, Lucas Hayne Dantas. Racionalidade do processo de solução de colisões entre direitos fundamentais à luz da análise econômica do direito. Disponível em: . Acesso em 14 Set. 2012.

[4]PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 5ª edição, revista, ampliada e atualizada. São Paulo: Max Limonad, 2002, págs. 49 a 65. Material da 3ª aula da Disciplina Direitos Humanos e Direitos Fundamentais, ministrada no Curso de Pós- Graduação Lato Sensu TeleVirtual em Direito Constitucional – Anhanguera-UNIDERP | REDE LFG.

[5] GOMES, Luiz Flávio. Normas, regras e princípios: conceitos e distinções. Disponível em: . Acesso em 15 Set. 2012.

[6] LIMA, George Marmelstein.  A hierarquia entre princípios e a colisão de normas constitucionais. Disponível em: http://jus.com.br/revista/texto/2625/a-hierarquia-entre-principios-e-a-colisao-de-normas-constitucionais>. Acesso em 15 Set. 2012.



 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Ivani Glaci Drachenberg).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados