JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Lizya Marie Gomes Yukizaki
Profissão: servidora pública da Autarquia Conselho Federal de Enfermagem Ensino Superior: Curso de Direito, iniciado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e continuado na Universidade de Brasilia (UNB) Experiência profissional: como servidora pública do mesmo órgão que trabalho hoje, trabalhei por um período na área jurídica, auxiliando advogados e consultores jurídicos em pareceres, processos administrativos e outras questões relevantes na área.

envie um e-mail para este autor
Monografias Outros

A Teoria Motivacional de Gordon Allport na formação da Personalidade do Indivíduo

Texto enviado ao JurisWay em 10/07/2014.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

A Teoria Motivacional

 

A Teoria Motivacional de Allport tinha uma natureza dinânima e o problema central dessa teoria – não somente essa, mas toda e qualquer teoria da personalidade – era a questão da motivação. Para ele, o que determina tal motivação é o atual estado de um indivíduo e não o passado deste. E consequentemente, o comportamento é assim também definido, como algo que tem como fundamento o presente, a não ser que uma força motivadora no presente seja de algo que ocorreu no passado.

 

Autonomia Funcional da Motivação

 

Contrapondo-se a tendência de muitos psicólogos no sentido da motivação como uma força estática e com pouca interação, Allport defendia a idéia da independência dos motivos. Um comportamento pode ter se iniciado por um motivo, mas esse mesmo motivo pode não ser mais a razão para quel tal comportamento continue. Podem haver outras razões que não as iniciais. As forças motivadoras do passado tornaram-se independentes das suas cirscuntâncias de origem.

Pensemos num exemplo prático: o casamento monogâmico pode ter a motivação sexual no início, mas pode se perpetuar por outros motivos que não mais esse, como filhos, possível perda patrimonial no divórcio etc.

Allport deu o exemplo do desenvolvimento de uma árvore. Ela começa na semente, mas quando ela cresce totalmente, a semente não é mais necessária como fonte de nutrição. A árvore agora é autônoma e independente, não estando mais ligada funcionalmente a sua semente.

 

Níveis de Autonomia Funcional:

Allport propôs 2 níveis de autonomia funcional:

 

Autonomia Funcional Perseverativa:

O grau de autonomia funcional relacionada a comportamentos de nível inferior ou rotineiros. Ou seja, devido a sua pouca importância, não é considerado integrante da formação da personalidade do indivíduo.

Isso porque são comportamentos como vícios e ações físicas repetitivas como formas costumeiras de executar tarefas diárias. Mesmo não havendo reompensa externa, os comportamentos continuam por conta própria. Exemplos de Allport: rato treinado para percorrer um labirinto em busca de comida recebe mais alimento que o suficiente, ele pode continuar a percorrer o labirinto mas por outro motivo que não mais a comida. No humano, ele exemplifica com comportamentos rotineiros e familiares que continuamos tendo mesmo quando não há reforço externo.

 

Autonomia Funcional do Proprium:

 

Proprium:

Primeiramente, devemos, à luz de Allport, definir o que seria o elemento “proprium”. Para ele, o proprium é um termo usado para ego ou para o self. Essa definição é dada porque todas as funções do Self ou do Ego são funções próprias, verdadeiras e vitais da personalidade, de cada pessoa. (exemplos: senso corporal, pensamento racional, auto-imagem, anseios próprios, estilo de vida). O proprium é, então,  o conjunto dessas funções e assim, a base que marca as atitudes e intenções de um indivíduo. Talvez, mais importante que a própria conceituação, é a mutabilidade do proprium, que não é inato, mas sim fruto de um desenvolvimento ao longo do tempo.

 

Desenvolvimento do Proprium:

-Durante os 3 primeiros anos: Fase do eu corporal. Existe o senso de Self corporal, o senso de auto-identidade contínua, e auto estima ou orgulho. É quando as crianças começam a ficar cientes da sua própria existência e distinguir o seu próprio corpo dos objetos do ambiente. As crianças percebem que sua identidade permanece inalterada apesar das várias mudanças que estão ocorrendo e aprendem a ter orgulho de suas realizações.

-Entre os 4 e 6 anos: Fase da extensão do eu. Extensão do Self e auto-imagem. As crianças passam a reconhecer os objetos e pessoas que fazem parte do seu mundo e elaboram uma imagem real e uma idealizada de si mesmas e do seu comportamento. Além de ficarem cientes do fato de satisfazerem ou não as expectativas dos pais.

-Entre os 6 e os 12 anos: Fase do self como relação racional. As crianças percebem serem capazes de lidar com os problemas por meio da razão e do pensamento. Elas começam a aplicar a razão e a lógica a problemas cotidianos.

-Adolescência: Fase da luta pela autonomia. Os jovens começam a traçar metas e planos a longo prazo.

- Idade Adulta: adultos normais e maduros são funcionalmente autônomos, independente dos motivos da infância. Eles funcionam racionalmente no presente e criam conscientemente os seus próprios estilos de vida.

 

A importância das interações pais-filhos para a construção do proprium

Durante a fase de desenvolvimento do proprium, é essencial a prenseça e vínculo da mãe como fonte de afeto e segurança.

Se houver essa fonte, o proprium se desenvolverá positivamente, e consequentemente, também será positivo, constante e saudável o crescimento psicológico. O adulto formado será maduro e estável emocionalmente.

O memso não ocorre com crianças que forem frustradas. O self não amadurecerá adequadamente e o crescimento psicológico será retardado.

 

Autonomia Funcional do Proprium:

A autonomia funcional do proprium é mais importante que a autonomia funcional perseverativa e é essencial para o explicar o funcionamento da motivação adulta. Diferentemente da autonomia funcional perseverativa, que abrange ações físicas repetidas, vícios e tarefas diárias, o grau de autonomia funcional do proprium está associado aos nossos valores, autoimagem e estilo de vida, valores, sentimentos, intenções.

Sendo o proprium o termo usado para ego ou self, os motivos autônomos são peculiares ao indivíduo. Na construção do proprium, o ego determina quais motivos serão mantidos e quais serão eliminados. Nós mantemos os motivos que aumentam  a nossa auto-estima ou auto-imagem. Daí a relação entre interesses e habilidades do indivíduo. Gostamos e procuramos fazer o que fazemos bem.

Exemplo: a motivação para uma habilidade como tocar um instrumento pode não ter nada a ver com nossos interesses. Na infância podemos ter sido forçados a praticar e à medida que nos tornamos melhores naquilo que fazemos, nos compromotemos a tocar ainda mais. O motivo orginal (medo de reprovação e desgosto por parte dos pais) desapareceu e o comportamento contínuo de tocar aquele instrumento torna-se necessário para a nossa auto-imagem.

 

Processo de Organização do Funcionamento Autônomo:

Conjunto de processos perceptivos e cognitivos que são seletivos. Nós selecionamos apenas os motivos que são relevantes para os nossos interesses e valores da massa de estímulos existentes no nosso ambiente.

Esse processo de organização é regido por 3 princípios:

 

1 - Organização do nível de energia:

Explica como adquirimos novos motivos, que surgem de uma necessidade para ajudar a consumir o excesso de energia que, caso contrário, poderíamos expressar de formas prejudiciais e destrutivas.

Exemplo: pessoas que se aposenam têm energias extras que, idealmente, deveriam direcionar para novos interesses e atividades.

 

2 - Domínio e Competência:

É o nível em que decidimos satisfazer nossos motivos. Nã basta atingir um nível adequado. Adultos saudáveis e maduros são motivados a apresentar um desempenho melhor e mais eficiente sempre, a adquirir novas habilidades e aumentar o seu grau de competência.

 

3 - Padronização Autônoma:

Descreve uma luta pela coerência e integração da personalidade. Nós organizamos os nossos processos perceptivos e cognitivos ao redor do self, mantendo aquilo que amplia nossa auto-imagem e rejeitando o resto. Os nossos motivos autônomos dependem da estrutura ou do padrão do self.

 

Comportamentos fora do controle dos motivos funcionalmente autônomos.

 

Allport menciona que nem todos os comportamentos e motivos podem ser explicados pelos princípios da autonomia funcional. Exemplo disso são os reflexos, as fixações, as neuroses e atitudes geradas por impulsos biológicos. Eles não estão sob o controle dos motivos funcionalmente autônomos.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Lizya Marie Gomes Yukizaki).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados