Outros artigos do mesmo autor
Drogas: um caminho para a criminalidade.Direito Penal
O proibicionismo das drogas no BrasilDireito Penal
Justiça TerapêuticaDireito Penal
O debate político sobre as drogasDireito Penal
História das drogasDireito Penal
Outras monografias da mesma área
O importante papel do advogado criminalista frente aos preconceitos que sofre
CRIME PASSIONAL: UM MAL CULTURAL SOCIAL
CADEIA, CADEIA E..... CADEIA!!!!
CRIMINOLOGIA: UMA VISÃO GERAL E CONTEMPORÂNEA NA SOCIEDADE BRASILEIRA
LAVAGEM DE DINHEIRO E A RESPONSABILIDADE DOS AGENTES
O DIREITO DE VISITA AO PRESO NO HORÁRIO DE TRABALHO PREJUDICA A RESSOCIALIZAÇÃO
O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO: A DIFICULDADE DA REINSERÇÃO HARMÔNICA DO PRESO NA SOCIEDADE
O presente artigo aborda o tema das drogas sintéticas, seu conceito e efeitos.
Texto enviado ao JurisWay em 19/10/2013.
1- DROGAS SINTÉTICAS:
CONCEITO
As drogas sintéticas são tidas como entorpecentes cuja fabricação desenvolva-se totalmente em laboratório, por meio de misturas de substancias psicoativas produzidas através de meios químicos os quais os principais componentes ativos não podem ser encontrados na natureza, como no caso das anfetaminas, do ecstasy e os benzodiazepínicos.
Apesar de criadas artificialmente, possuem efeitos graças a sua semelhança com substancias sintetizadas em nosso organismo, a maioria são criadas com a finalidade de imitar as naturais e obter método de fabricação mais baratos.
EFEITOS
A maioria das drogas sintéticas produz efeitos alucinógeno , estimulantes e até mesmo depressor, atuando diretamente no sistema nervoso central.
As drogas depressoras diminuem a atividade mental, fazendo com que o cérebro funcione de forma mais lenta, desencadeando a redução da atenção, concentração, tensão emocional e a capacidade intelectual, deixa o individuo sonolento e poderá possuir também o efeito analgésico, por diminuírem o trabalho dos neurônios envolvidos com o processamento da dor
Já as drogas estimulantes têm por finalidade acelerar o as atividades mentias e do organismo do usuário , possuem como efeitos mais comuns a diminuição do sono do apetite e o aumento do estado de alerta, da pressão sanguínea e da ansiedade
Por fim as drogas perturbadoras, alucinógenas, são aquelas que mais do que aumentar ou diminuir a atividade do sistema nervoso central, mudam a maneira de ele trabalhar, tendo efeito menos quantitativo e mais qualitativo, causando delírios, ilusões ou alucinações, como no caso do LSD.
Esta variedade dos efeitos que podem ser causados é consequência de diferentes mecanismos de ação no cérebro. Cada droga desencadeia uma sensação diferente.
Nosso organismo no entanto não consegue distinguir a origem desses estímulos desencadeados pelo uso da droga. Por mais que o estimulo não seja “natural”, o prazer causado pela droga é real.
QUAIS SÃO ELAS?
As principais drogas sintéticas proscritas são as seguintes:
A Anfetamina mais comumente conehcida como “Bolinha” ou “arrebite”. Esta droga é produzida desde 1927 como vasoconstrictor, com ação semelhante à cocaína. Verifica-se que muitas das drogas sintéticas são derivadas de anfetaminascomopor exemplo a PMA (Para-metoxianfetamina), PMMA ( Para-metoximetilanfetamina ). Anfetamina modificada produzida com o nome de “mitsubishi” e DOB ( 2,5-dimetoxi-4-bromoanfetamina ), conhecida desde 1967, podendo ser usado como base para a produção do ecstasy. Atualmente uma das substancias mais conehcidas modificada pela a partir da anfetamina é o Ice, cristal branco semelhante ao gelo. Pode ser injetado, ingerido ou inalado. Surgiu nos anos 80.
O LSD 25 (Dietilamida de ácido lisérgico), foi sintetizado em 1938, sendo usado como alucinógeno a partir da década de 1950, uma substancia que apresenta as mesmas consequencias do que a do LSD é 2-CB ( 4-bromo-2,5-dimetoxifenetilamina), conhecida como “nexus”, bem como 2-CT-7 (2,5-dimetoxi-4(n)-propiltiofenetilamina) e o D-CB e o 2-CT-7 foram produzidos na década de 70
A Quetamina (Special-K) é um anestésico de uso veterinário e humano na forma líquida ou cristal branco que é aspirado pelo usuário. Foi produzido nos anos a partir da década de 1960.
O GHB (ácido gama-hidroxibutírico) é usado na forma de sal ou diluído em água comumente conhecido como “ecstasy líquido” Inicialmente foi produzido como anestésico, e a partir da década de 1960 passou a ser utilizado como droga alucinógena, apresentnado como dorga derivada a GLB (Gama-butirolactona) utilizada com a mesa finalidade
O PCP (Cloridrato de eniciclidina). Pó branco cristalino solúvel em água que surgiu nos anos 70. É inalado, ingerido ou injetado, seu derivado a Cetamina,droga anestésica para uso veterinário e humano produzida em 1965, utilizado logo como alucinógeno.
A MDMA popularmente como nome de Ecstasy , extase, é um derivado de anfetamina, comprimido ingerido por via oral. O ecstasy foi sintetizado em 1912, e o seu uso como entorpecente iniciou-se na década de 70 nos EUA.
.
Por fim os Anabolizantes apresentados como uma versão sintética da testosterona encontradaos na forma dec omprimidos ou ampolas podendo ser utilizado por via oral ou intramuscular para aumentar a massa corporal e o MPTP (1-metil-4-fenil-1,2,3,6-tetrahidropiridina ) surgiu na década de 80 provocando sintomas semelhantes ao mal de Parkinson.[1]
OUTROS ESTUDOS IMPORTANTES SOBRE ELAS.
Uma tendência negativa refere-se ao aumento do trafico de consumo de drogas sintéticas.
A apreensão anual de metanfetamina duplicou de 2008 até 2010 e chegou a 45 toneladas, graças às operações realizadas na America Central e Ásia.
Os consumidores de anfetaminas somam o numero entre 14 milhões e 52 milhões de indivíduos enquanto o numero de usuários de ecstasy fica entre 10 milhões e 28 milhões de pessoas.[2]
A ONU advertiu sobre o crescente consumo de substancias obtidas pela internet e que podem representar um serio risco para a saúde, uma vez que muitas dessas drogas produzidas em laboratórios, não se conhece os efeitos e reações adversas acarretando serio risco à vida do usuário.
Observa-se concomitantemente o aumento na demanda de substancias sintéticas que imitam os efeitos da cannabis, e que podem ser obtidas via “online” ou em lojas denominadas “smsrt shops”
Verifica-se no mercado o “boom” das drogas sintéticas, o Brasil é tido como o pais que apresenta a maior industria químico-farmaceutica da America Latina, sendo quando inexistente a fiscalização sobre a comercialização e a circulação dos insumos químicos, acarretando um potencial para se transformar em um pais de elaboração e oferta de drogas sintéticas.
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |