Prova Concurso Público - TRT/RS - Analista Judiciário - Área Judiciária (Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal) - Setembro/2015 - FCC - (Gabarito Definitivo)

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 21% acertaram esta questão.

100 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 8 a 12

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 8 a 12.



Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


11ª Questão:

Afirma-se com correção:



a) (linhas 4 e 5) Convertida para a voz passiva, a frase O Dicionário Larousse traz aproximadamente as mesmas definições apresentará a forma “é trazida”.

13 marcações (13%)
b) (linha 21) Em pelo simples fato de estarem sendo observadas, ocorre o deslize gramatical denominado “gerundismo”, caracterizado como o emprego indevido de formas no gerúndio.

22 marcações (22%)
c) (linhas 17 e 18) Em quando é ridicularizado abertamente, ou quando criar a fantasia para si mesmo de que o tenha sido, os tempos das formas verbais destacadas obedecem à correlação privilegiada na norma-padrão.

25 marcações (25%)
d) (linha 23) A substituição do segmento não deixa de ser por “é” mantém plenamente o sentido original do período.

19 marcações (19%)
e) (linhas 22 e 23) O fragmento portanto acompanhada de um juízo positivo pressupõe a forma verbal “seja”, que está elíptica.


21 marcações (21%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Setembro/2015.