Prova Concurso Público - TRT/RS - Analista Judiciário - Área Judiciária (Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal) - Setembro/2015 - FCC - (Gabarito Definitivo)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 37% acertaram esta questão.

107 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 8 a 12

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 8 a 12.



Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


9ª Questão:

O segundo parágrafo valida o seguinte comentário:



a) O julgamento de outrem não tem relevância para o sentimento de vergonha, sendo atitude simplória imaginar que o envergonhado reaja a avalições externas.

6 marcações (6%)
b) O autor não descarta as ideias de Benedict, mas manifesta a necessidade de relativizá-las, como o comprova o trecho não acreditamos que tudo esteja dito assim (linha 18).

40 marcações (37%)
c) As culturas da culpa revelam maior amadurecimento psicológico dos indivíduos do que as culturas da vergonha, uma vez que estas têm como única referência os valores sociais.

13 marcações (12%)
d) O autor prioriza o confronto de suas ideias com as de Spinoza e Benedict, dispensando-se de referir fatos ou situações objetivas em sua argumentação.

17 marcações (16%)
e) A pergunta ao final faz retroceder a reflexão desenvolvida pelo texto, na medida em que tal indagação reafirma a impossibilidade de se compreender a vergonha.


31 marcações (29%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Setembro/2015.