Prova Concurso Público - TJ/MS - Juiz de Direito Substituto - Maio/2008 - FGV

Direito do Consumidor


96ª Questão:

Em relação à ação civil pública, assinale a afirmativa correta.
Atenção: esta questão foi anulada!

a) Qualquer cidadão será parte legítima para pleitear a anulação, declaração de ineficácia ou nulidade de atos lesivos ao patrimônio da União, Estados e Municípios.

401 marcações (20%)
b) Regem-se pelas disposições da lei que trata da ação civil pública, sem prejuízo da ação popular, as ações de responsabilidade por danos morais e patrimoniais causados ao meio ambiente, ao consumidor e a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

826 marcações (41%)
c) Será cabível ação civil pública para veicular pretensões que envolvam tributos e contribuições previdenciárias a beneficiários que podem ser individualmente determinados.

103 marcações (5%)
d) Se, no exercício de suas funções, os juízes e tribunais tiverem conhecimento de fatos que possam ensejar a propositura da ação civil, remeterão peças ao Ministério Público para as providências cabíveis.

504 marcações (25%)
e) A prova da cidadania, para ingresso em juízo, só pode ser com o título eleitoral.

166 marcações (8%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Maio/2008.