Prova Concurso Público - TRF/3ª Região - Juiz Federal - 2006 - TRF
Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)
Até agora, apenas 27% acertaram esta questão.
869 pessoas responderam.
(0% a 30% de acertos)
Até agora, apenas 27% acertaram esta questão.
869 pessoas responderam.
Direito Penal
38ª Questão:
Considere as assertivas seguintes e assinale a alternativa correta:
I - O delito de descaminho - que envolve bem ou mercadoria não proibida de entrar no País - revela-se na prática de fraude ou ardil que conduza ao ingresso ou saída da mercadoria sem o pagamento de tributação incidente nessas operações; o emprego de avião para possibilitar a entrada ou saída do bem provoca aumento de pena. Se o agente público, detentor do dever de impedir ou coibir essa prática criminosa, intencionalmente facilita o descaminho, pratica delito autônomo, punido mais severamente do que aquele.
II - A prática do homicídio “simples” em atividade típica de “grupo de extermínio” - situação que invoca tratamento mais severo previsto na Lei n° 8.072/90 - não o transforma em tipo “qualificado”, tampouco lhe serve de agravante e nem é elementar de uma nova figura incriminadora; a verificação desse fato cabe ao juiz, não devendo ser apresentado quesito específico aos jurados.
III - Basta, para atenuação obrigatória da reprimenda, a simples confissão da autoria feita pelo réu - mesmo que por sugestão de terceiro ou da própria autoridade - no curso do inquérito ou do processo, não sendo cabível condicionar-se a diminuição ao intento de colaborar com a Justiça ou demonstrar arrependimento; mesmo se feita após a sentença condenatória, estando o feito submetido ao Tribunal para apreciação, a confissão vale como atenuante.
IV - Embora a imputabilidade deva ser contemporânea da conduta, não se livra de punição o indivíduo mentalmente são que deliberadamente se coloca em estado de inconsciência para assim praticar o fato do qual sobrevém o resultado danoso, cuja ocorrência era desejada ou assumida pelo sujeito.
a) As afirmativas I e II são falsas;
151 marcações (17%)
151 marcações (17%)
b) A afirmativa IV é a única verdadeira;
367 marcações (42%)
367 marcações (42%)
c) A afirmativa III é a única falsa;
237 marcações (27%)
237 marcações (27%)
d) As afirmativas I e III são falsas.
114 marcações (13%)
114 marcações (13%)
Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em 2006.