2007 (Terceiro)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 33% acertaram esta questão.

2.680 pessoas responderam.

Direito Empresarial


20ª Questão:

Em relação aos títulos de crédito, assinale a assertiva incorreta.

a) O endossatário de um cheque, em havendo a devolução pelo banco sacado por insuficiência de fundos, não precisa efetuar o protesto da cártula, a fim de preservar o direto de agir regressivamente contra o endossante.

721 marcações (27%)
b) O prazo prescricional da ação cambiária do portador de uma nota promissória contra o emitente é de 3 anos a contar do vencimento do título, tendo em vista que o emitente da nota promissória é devedor direto e obrigado principal, ocupando a mesma posição cambiária do aceitante da letra de câmbio.

569 marcações (21%)
c) Se o portador de uma nota promissória demandar em ação regressiva o beneficiário e se não obtiver pagamento, nada impede que ele redirecione sua pretensão executória contra o endossatário do beneficiário, apesar de este novo executado ser coobrigado posterior à pessoa primeira acionada.

503 marcações (19%)
d) O portador de uma nota promissória somente pode acionar executivamente o avalista do emitente se comprovar a recusa de pagamento do avalizado através de protesto tirado em tempo hábil.

887 marcações (33%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Dezembro/2007.