Técnico Judiciário - Área Administrativa - TRT/SP 2014
Elaboração: FCC
Prova aplicada em Fevereiro/2014

Questão 12 - Língua Portuguesa

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Anexo para as questões 8 a 13


Instruções:  Para responder às questões de números 8 a 13, considere o texto a seguir.

(CALVINO, Italo. Os deuses da cidade.  Assunto encerrado: discurso sobre literatura e sociedade. Trad. Roberta Barni. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 333-334)


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.

O comentário correto sobre o emprego do sinal de pontuação no trecho citado é:


A (linhas 29 a 31) parecem de outras eras, na medida em que já não correspondem a necessidades vitais / a vírgula introduz expressão que, em consequência do emprego de na medida em que, expressa ideia de "em conformidade com".
  
B (linhas 20 e 21) (penso nas cidades italianas, com sua história de séculos ou de milênios) / os parênteses abrigam lembrança cuja presença no texto sugere que elas sejam o exemplo mais expressivo das adaptações referidas.
  
C (linhas 2 a 4) descartar tudo aquilo que impede vêla, todas as ideias recebidas,as imagens préconstituídas / a substituição das duas vírgulas por parênteses, seguidos por vírgula, não altera a relação original entre os segmentos.
  
D (linhas 14 e 15) uma cidade vive na medida em que funciona, isto é, serve para se viver nela e para fazer viver / a segunda vírgula, por ser optativa, pode ser retirada sem que haja prejuízo da correção gramatical.
  
E (linhas 23 a 27) pode nos dizer alguma coisa importante sobre a cidade: como, ao passar de uma era para outra, as espécies vivas ... as cidades / os dois-pontos introduzem a síntese do que foi tratado com mais detalhes anteriormente na frase.