Anexo para as questões 21 a 30
Atenção: As questões de números 21 a 30 referem-se ao texto que segue.
Interação
Você eu não sei, mas um dos meus terrores é o teatro interativo. A possibilidade de acabar no palco, ou alguém do palco acabar no meu colo. Sei que a interação com o público é uma antiga tradição teatral. No teatro grego, não era raro alguém da platéia avisar ao Édipo que aquela era a sua mãe, forçando o ator a se fingir de surdo para não estragar a trama. Contam que alguns vilões de Shakespeare chegavam a interromper suas falas para responder aos insultos mais pesados do público, embora não haja registro de que algum tenha usado sua espada para silenciar alguém.
Em todos esses casos, a iniciativa era da platéia. Foi com o teatro de revista que a participação do público começou a ser incentivada do palco. Mas a não ser por uma eventual corista querendo tirá-lo para dançar ou alguma piada dirigida à sua careca, os espectadores da primeira fila não tinham muito o que temer.
Certamente nada parecido com o que viria com o teatro moderno, quando as primeiras filas se transformaram em áreas de exposição ao vexame - quando não à matéria orgânica. Quando, por assim dizer, o palco contra-atacou.
Ir ao teatro virou uma tortura e as primeiras filas um tormento. Você nunca sabe o que espirrará em você, ou se a mulher nua que sentará no seu colo não começará a morder sua orelha, ou não será um homem. Ou se você não será arrastado para o palco, despido e lambido por todo o elenco.
Dei para pedir lugar nas últimas filas do teatro, longe das ameaças. E se me avisam que eu terei a visão do palco obstruída, digo "melhor!". Não ver o palco significa que não me verão do palco.
(Luis Fernando Veríssimo, Banquete com os deuses)
A | Há quem assista com displiscência as peças de teatro interativo, sem levar para casa nenhuma masela. |
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B | A protagonisação de uma peça de Shakespere exige um ator bem forgeado em inúmeras representações trágicas. |
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C | O que o autor do texto teme é a promiscuidade entre palco e público, difundida no teatro moderno à guisa de interação. |
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D | Não é prazeiroso ser conduzido à força ao palco, ao menos para as espectativas de um espectador comum, que prefere manter-se sijiloso, na escuridão. |
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E | Antigamente o procênio reservava-se aos grandes atores; hoje, ocupa-o um cidadão qualquer, trans-vestido de estrela da companhia. |
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