-
Cursos
- Simples e Gratuitos
- Cursos JurisWay
- Com Certificação
- Estudos Temáticos com Certificado
-
Provas
- Exame de Ordem
- OAB 1ª fase - Prova Objetiva - Questões Fechadas em Formato Interativo
- OAB 2ª fase - Prova Prático-Profissonal - Questões Abertas com Gabarito
- Concursos Públicos
- Provas de Concursos Anteriores - Objetivas - Formato Interativo
- Provas do ENEM
- Provas do ENEM - Objetivas - Formato Interativo
- Cursos Online Gratuitos sobre Provas e Concursos
- Como fazer provas anteriores
- Criando uma base sólida
- A curva do esquecimento
- Conteúdo Relacionado
- Dicas para Provas e Concursos
- Perguntas
- Modelos
- Vídeos
- Artigos
- Notícias
-
- Conteúdos em Outros Formatos
- Notícias Jurídicas
- Eu Juiz
- Eu Legislador
- Indicação de Filmes
- JurisClipping
- Curiosidades da Internet
- Mais no JurisWay
- Mapa do Site
- Entenda o JurisWay
- O que é JurisWay?
- Por que JurisWay?
- Colaboradores
- Redes Sociais
-
Cursos Online
- Gratuitos
- Cursos Online Gratuitos
- Certificados
- Cursos com Certificado
-
Provas e Concursos
- Exame de Ordem
- OAB 1ª fase - Objetivas - Formato Interativo
- OAB 2ª fase - Prático-Profissonais - Discursivas com Gabarito
- Concursos Públicos
- Provas de Concursos Anteriores - Objetivas - Formato Interativo
- Provas do ENEM
- Provas do ENEM - Objetivas - Formato Interativo
- Cursos Online Gratuitos sobre Provas e Concursos
- Como fazer provas anteriores
- Criando uma base sólida
- A curva do esquecimento
- Conteúdo Relacionado
- Dicas para Provas e Concursos
-
Veja também...
- Conteúdos em Outros Formatos
- Videos Selecionados Gratuitos
- Perguntas e Respostas
- Modelos de Documentos
- Notícias dos Tribunais
- Sala dos Doutrinadores (artigos jurídicos)
- Mais no JurisWay
- Mapa do Site
- Redes Sociais
- Contato
- Fale Conosco
Conecte-se ao JurisWay
Analista judiciário - Área Judiciária - TRF/4ª Região 2004
Elaboração: FCC
Prova aplicada em Maio/2004
Questão 24 - Língua Portuguesa
Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.
Para criar um (errado), basta criar um e clicar novamente sobre ele para que se transforme em um .
Para apagar a marcação, basta clicar mais uma vez sobre a marcação .
Ok
Anexo para as questões 21 a 30
Atenção: As questões de números 21 a 30 referem-se ao texto que segue.
Interação
Você eu não sei, mas um dos meus terrores é o teatro interativo. A possibilidade de acabar no palco, ou alguém do palco acabar no meu colo. Sei que a interação com o público é uma antiga tradição teatral. No teatro grego, não era raro alguém da platéia avisar ao Édipo que aquela era a sua mãe, forçando o ator a se fingir de surdo para não estragar a trama. Contam que alguns vilões de Shakespeare chegavam a interromper suas falas para responder aos insultos mais pesados do público, embora não haja registro de que algum tenha usado sua espada para silenciar alguém.
Em todos esses casos, a iniciativa era da platéia. Foi com o teatro de revista que a participação do público começou a ser incentivada do palco. Mas a não ser por uma eventual corista querendo tirá-lo para dançar ou alguma piada dirigida à sua careca, os espectadores da primeira fila não tinham muito o que temer.
Certamente nada parecido com o que viria com o teatro moderno, quando as primeiras filas se transformaram em áreas de exposição ao vexame - quando não à matéria orgânica. Quando, por assim dizer, o palco contra-atacou.
Ir ao teatro virou uma tortura e as primeiras filas um tormento. Você nunca sabe o que espirrará em você, ou se a mulher nua que sentará no seu colo não começará a morder sua orelha, ou não será um homem. Ou se você não será arrastado para o palco, despido e lambido por todo o elenco.
Dei para pedir lugar nas últimas filas do teatro, longe das ameaças. E se me avisam que eu terei a visão do palco obstruída, digo "melhor!". Não ver o palco significa que não me verão do palco.
(Luis Fernando Veríssimo, Banquete com os deuses)
Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.
A expressão à matéria orgânica deve ser entendida como um complemento de
A | nada parecido com. |
B | com o que viria. |
C | ao vexame. |
D | áreas de exposição. |
E | se transformaram. |