JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Vocabulário Jurídico - Econômico/Ambiental

Aqui você encontra as palavras e expressões jurídicas gerais, utilizadas em todos os ramos do Poder Judiciário.




Escolha uma abaixo ou use a busca por palavra chave.




Busca por palavra chave:

Procurar também nas definições
#A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


:: TAXA SELIC - é a taxa calculada pelo Banco Central que reflete o custo do dinheiro para empréstimos bancários, com base na remuneração dos títulos públicos. Conhecida também como TAXA MEDIA DO OVER que regula diariamente as operações interbancárias .Também chamada de Taxa Básica de Juros.


:: Taxa SELIC É a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC) para títulos federais. Veja Circular 2.900/99 do Banco Central do Brasil.


:: TBAN - taxa de assistência financeira do Banco Central ao setor privado , é o teto das taxas de juros no mercado, ,nas operações entre instituições financeiras . O percentual é fixado pelo COPOM .


:: TBC - taxa Básica de juros do BACEN. È o piso das taxas de juros no mercado. O percentual é fixado pelo COPOM.


:: TCFA - Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental que tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia conferido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama para controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais. Veja Lei nº 10.165/2000.


:: TÉCNICA - conunto de processos mecânicos e intelectuais pelos quais os homens atuam na produção.


:: TECNOLOGIA DE PONTA - é o que tem de mais moderno no mercado, inovações tecnológicas, qualidade total, alta produtividade, etc


:: TED - Transferência Eletrônica Disponível Modalidade de transferência de valores instituída pelo Sistema de Pagamentos Brasileiro. Trata-se da transferência de valores que os bancos processarão pela CIP - Câmara Interbancária de Pagamentos ou pelo STR - Sistema de Transferência de Reservas do Banco Central. Funciona de forma análoga a um DOC ou transferência, podendo ser liquidado online. Assim, a disponibilidade dos recursos ocorrerá no mesmo dia, dependendo apenas do tempo necessário para o processamento da operação pelos bancos envolvidos na operação.


:: Tempo de tramitação - Tempo em que a causa transita pelos meios legais.


:: TENDÊNCIA - movimento de longa duração que afeta a evolução de um fenômeno.


AnteriorPróxima

:: topo ::


 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados