Outros Reflexos Jurídicos
Bebida no trânsito - Tolerância Zero.Direito Penal
Conseqüências jurídicas do acidente automobilísticoDireito de Trânsito
STF declara a omissão do Poder Legislativo e determina que a lei de greve dos trabalhadores privados também deverá ser aplicada aos servidores públicos Direito do Trabalho
Punição ao jogador Coelho pela falta cometida em KerlonDireito Desportivo
STF garante equiparação de gratificação de desempenho de atividade entre servidores ativos e inativos/pensionistasDireito Administrativo
Para cada bebê nascido em Diamantina, Minas Gerais, uma muda de árvore é plantada. A idéia foi inspirada no Projeto Verde Mais, implantada em 2000 em outro município mineiro; Pará de Minas. Agora rende frutos em Diamantina, no Alto Jequitinhonha, a 292 quilômetros de Belo Horizonte.
Desde 1º de janeiro de 2007, para cada bebê que nasce na maternidade do Hospital Nossa Senhora da Saúde, a mãe leva uma muda arbórea ou ornamental para casa. A iniciativa do projeto Plantando Vida partiu do setor empresarial, mas já ganhou vários parceiros, como o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Secretaria Municipal de Saúde, outros empresários e membros da comunidade.
Atitudes como a adotada em Diamantina, refletem o paradigma do Novo Milênio: a responsabilidade sócio- empresarial.
A responsabilidade sócio-empresarial pode ser entendida como um novo tipo de conduta ética e cidadã, adotada pelas empresas nas suas redes de relações, englobando, portanto, todo o universo de consumidores, fornecedores, funcionários, distribuidores, sócios e a comunidade em que está inserida ou que exerça alguma forma de influência. Tal conduta, reúne também ações e metas que interagem com o governo em prol do meio ambiente e da qualidade de vida, tendo como base a ética, a cidadania e a vida em sociedade.
A responsabilidade sócio- empresarial é fruto da Declaração do Milênio das Nações Unidas (ONU). Tal Declaração é um documento de fundamental importância para a condução das políticas e ações para o novo século.
Aprovada pela Assembléia Geral das Nações Unidas na Cúpula do Milênio, em Nova York e ratificada no ano de 2000, a Declaração do Milênio contempla os planos de todos os Estados-Membros da ONU, para melhorar a qualidade vida de todos os habitantes do planeta, especialmente no século XXI. O documento reflete as preocupações de 147 Chefes de Estado e de Governo, bem como, de 191 países, inclusive o Brasil, que participaram da maior reunião de chefes mundiais já realizada, em todos os tempos.
A elaboração se deu ao longo de meses de conversações, em que foram levadas em consideração as reuniões regionais e o Fórum do Milênio, permitindo diversas ponderações e conclusões. Assim, criou-se a oportunidade de que os representantes dos diferentes países definissem seus alvos concretos, como reduzir para a metade a porcentagem de pessoas que vivem na pobreza extrema, fornecer água potável e educação a todos, conter a propagação do HIV/Aids e alcançar outros objetivos no domínio do desenvolvimento. Pediram ainda, o reforço das operações de paz da ONU, para que as comunidades vulneráveis se tornem mais protegidas, além do combate à injustiça e à desigualdade, do terror e do crime, e que fosse protegido o patrimônio comum da humanidade; a Terra, em benefício das gerações futuras.
Consta da Declaração, indicações claras de como as Organizações devem se adaptarem às necessidades e realidades do novo século e ainda os objetivos do Milênio.
Em linhas gerais, a empresa que se adequar à esse novo modelo, garantirá assim sua permanência no mercado, além de contribuir significativamente para a melhoria das condições da comunidade que vive em seu entorno.
Os exemplos de Diamantina e Pára de Minas devem ser seguidos por cada um dos municípios da federação, pois tal qual diz o Artigo 225 da Constituição Federal é dever do Poder Público e da coletividade, defender e zelar por um meio ambiente ecologicamente equilibrado, garantindo a sadia qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.