Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Vocabulário e Expressões - Jurídico, ambiental e econômico.
Nitretos; nitrificação; nitrogênio.
O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


Nitretos; nitrificação; nitrogênio.

O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?



:: NITRATO DE SÓDIO

- ou também chamado como salitre do chile, é sólido branco, solúvel em água e etanol. Seu principal uso é como adubo nitrogenado.
NITRETOS : composto de nitrogênio com um elemento mais eletropositivo. Elementos eletropositivos reagem diretamente com o nitrogênio é o caso do lítio, magnésio, cálcio, e forma então nitretos iônicos.



:: NITRETOS

- composto de nitrogênio com um elemento mais eletropositivo. Elementos eletropositivos reagem diretamente com o nitrogênio é o caso do lítio, magnésio, cálcio, e forma então nitretos iônicos.


:: NITRIFICAÇÃO

- são reações realizadas por bactérias aeróbias , passagem de amônia para nitrito e de nitrito para nitrato. Processo químico no qual o nitrogênio , principalmente na forma de amômia, dos desperdícios das plantas e dos animais e de restos mortais se oxida primeiro em nitritos e depois em nitratos. Os nitritos são rapitamente absorvidos pelas raízes das plantas . A nitrificação é parte do ciclo do nitrogênio . Usado para correção de solos, onde aja deficiência .


:: NITROBACER

- bactérias importantes no fenômeno da nitração .


:: NITROBACTÉRIAS

- bactéria autotrófica e quimiossintetizantes.


:: NITROGÊNIO

- é um dos elementos indispensáveis à vida, é um ametal do grupo Va da tabela periódica , tem como símbolo químico a letra N. É o elemento com mais quantidade na atmosfera terrestre , está inserido em todos os seres vivos , é insípio isto é sem sabor , inodoro não contem odor algum , incolor não possui cor . O nitrogênio molecular não reage facilmente com outras substâncias, e sob condições
normais , não reage com a maioria dos reagentes. É produzido comercialmente , através de destilações fracionada do ar líquido , a qual é eliminado o oxigênio da mistura. O nitrogênio gasoso é empregado na indústria química como solvente, como protetor de outros produtos , contra risco de oxidação ou de deterioração ou como inibidor de possíveis combustões e explosões. Pela indústria alimentícia , é usada na forma gasosa, para inibir a oxidação ,o aparecimento de mofo, ou mesmo de insetos . Pela indústria metalúrgica e elétrica é utilizado para prevenir oxidação. Pela medicina, é usado largamente, pela sua reação de rápido congelamento, sendo usado para conservar sangue, sêmen, tecidos, bactérias etc. Os animais retiram-no de outros animais ou de vegetais, estes são capazes de assimilar compostos nitrogenados inorgânicos extraídos do solo. Quando o solo esta pobre em nitrogênio pode ser reparado com a adição de fertilizantes , ou mesmo por processos naturais , nitrogênio do ar pode ser fixado por meio de descarga elétrica na atmosfera pois forma-se ácido nítrico, que é conduzido pela chuva ao solo, onde forma nitratos.



:: NITROGÊNIO AMONIACAL

- ou amônia , é uma substância tóxica mas não se fixa por muito tempo e também não fica acumulado. Quando sua concentração é baixa não causa danos fisiológicos aos humanos e animais. A presença concentrada desta substância indica uma poluição recente.


:: NITROGLICERINA

- mistura de ácido sulfúrico e de ácido nítrico , é usado na fabricação de dinamites.


:: NITROSOMAS

- bactérias com grande responsabilidade no fenômeno da nitrozação


:: NITROZAÇÃO

- formação de nitrito a partir de amônia. Todo o processo de transformação é feita por bactérias (nitrosomonas)



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados