Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Vocabulário e Expressões - Jurídico, ambiental e econômico.
Propositura; propriedade; propriedade fiduciária.
O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


Propositura; propriedade; propriedade fiduciária.

O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?



:: PROPANO

- componente do Gás Liquefeito de Petróleo GLP , é o combustível usado nos fogões e também em veículos.


:: Proponente

Pessoa que oferece a outrem um negócio.


:: Proponente

Indivíduo que faz uma proposta a outrem sobre determinado negócio, estabelecendo, ou não, as condições em que o mesmo deve se realizar.


:: Propositura

- Ato em que se inicia uma ação. Inicio da demanda.


:: PROPRIEDADE

- direito legal exclusivo que uma pessoa física ou jurídica tem sobre determinado bem , podendo transformá-lo, consumi-lo ou aliená-lo. Distingue da posse, a qual o desfrute de um objeto por um cidadão que só se tranforma em propriedade plena pelo conhecimento jurídico.


:: Propriedade fiduciária

Considera-se fiduciária a propriedade resolúvel de coisa móvel infungível que o devedor, com escopo de garantia, transfere ao credor. É constituída com o registro do contrato, celebrado por instrumento público ou particular, que lhe serve de título, no Registro de Títulos e Documentos do domicílio do devedor, ou, em se tratando de veículos, na repartição competente para o licenciamento, fazendo-se a anotação no certificado de registro. Com a constituição da propriedade fiduciária, dá-se o desdobramento da posse, tornando-se o devedor possuidor direto da coisa. Veja os Arts. 1361 a 1368 do novo Código Civil, Lei N.o 10.406/02, a vigorar em 11/01/03.


:: PROPRIEDADES

- relação de direito, que tem uma pessoa física ou jurídica sobre determinado bem . A propriedade aparece como fundamento da Organização Social .


:: PROSPECÇÃO

- visa à efetuação de um estudo preliminar . Sondagem para descobrir algo de importante, como avaliação dos minerais de uma jazida . Em geotécnica consiste na operação destinada a determinar a natureza e as características de um terreno em que se vai realizar uma obra.


:: PROTANDRIA

- maturação das anteras antes do pistilo em uma planta.


:: PROTEÇÃO

- regulamentação da atividade humana para que os ecossistemas e espécies não sofram grandes impactos. São formas distintas de proteção a preservação e a conservação.



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados