Coalescência; cobertura aerofotogramétrica; cobertura florestal.
O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?
:: COAÇÃO
- é a influência que os organismos exercem uns sobre os outros.
:: COALESCÊNCIA
- união de partes que se acham separadas; aglutinação. Ex Gotículas maiores se integram as menores , em queda livre as maiores adquirem maior velocidade e vai de encontro as menores com menor velocidade , assim vão se unindo através do processo de colisão e coalescência , até formarem gotas e precipitarem em direção à superfície em forma de gotas de chuva.
:: COBERTURA AEROFOTOGRAMÉTRICA
- refere-se às operações fotogramétricas realizadas com fotografias da superfície terrestre obtidas por uma câmara de precisão com o eixo ótico do sistema de lentes mais próximas da vertical montada em uma aeronave preparada. É utilizada na cartografia, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Engenharias civil, Agronômica e florestal.
A Fotogrametria é a ciência ou tecnologia de se obter informações seguras sobre objetos físicos e do meio ambiente, atrvés de processos de registro, medição e interpretação das imagens fotográficas.
:: COBERTURA FLORESTAL
- refere-se a todos os tipos de árvores e de vegetações lenhosas que ocupam determinada área.
:: COBERTURA MORTA
- camada que se forma com resíduos de plantas, e tem grande influência no solo por ser rica em nitrogênio, além de ter outras propriedades como reter a umidade do solo, proteger da insolação e do impacto das chuvas etc.
:: COBERTURA VEGETAL
- termo usado no mapeamento de dados ambientais, para designar os tipos ou formas de vegetação natural ou plantada .
:: COBERTURA VEGETAL NATIVA
- vegetação própria da região, podendo não se desenvolver em outra região que não tenha as mesmas características.
:: COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA
- instituída pela lei Federal nº 9.433/77, baseada no princípio usuário-pagador a cobrança pelo uso da água atinge os usuários da água bruta, tanto aquele que capta a água para diversos usos quanto ao que usa a água como diluidor de seus efluentes, a cobrança pelo uso da água pelo usuário tem como objetivos principais, reconhecer a água como bem econômico, incentivar a racionalização, do seu uso e obter recursos financeiros. A ANA ( Agência Nacional de Águas ) vem desenvolvendo ações para implementação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos no Brasil.
O fundamento legal para a cobrança pelo uso da água no Brasil remonta ao Código Civil de 1916 quando estabeleceu que a utilização dos bens públicos de uso comum pode ser gratuita ou retribuída, conforme as leis da União, dos Estados e dos Municípios a cuja administração pertencerem. No mesmo sentido, o Código de Águas, Decreto -lei 24.642/34, estabeleceu que o uso comum das águas pode ser gratuito ou retribuído, de acordo com as leis e os regulamentos da circunscrição administrativa a que pertencerem.
Posteriormente, a Lei 6938/81, que trata da Política Nacional de Meio Ambiente, incluiu a possibilidade de imposição ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar e / ou indenizar os danos causados e, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos.
Finalmente, a Lei 9433/97 definiu a cobrança como um dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos e a Lei 9984/2000, que instituiu a Agência Nacional de Águas - ANA, atribuiu a esta Agência a competência para implementar, em articulação com os Comitês de Bacia Hidrográfica, a cobrança pelo uso dos recursos hídricos de domínio da União.
Na esfera estadual, atualmente 24 Estados e o Distrito Federal já aprovaram suas Leis sobre Política e Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Todas as leis já aprovadas incluíram a cobrança pelo uso dos recursos hídricos como instrumento de gestão.
:: COCOLITO
- Frústulas discoidais, estreladas ou placóides de paredes delgadas e freqüentemente perfuradas, produzidas por algas planctônicas calcárias, encontradas em sedimentos marinhos, são abundantes em vasas calcárias modernas, tendo sido registradas em depósitos sedimentares do mundo inteiro.
:: COCOLITO
- Frústulas discoidais, estreladas ou placóides de paredes delgadas e freqüentemente perfuradas, produzidas por algas planctônicas calcárias, encontradas em sedimentos marinhos, são abundantes em vasas calcárias modernas, tendo sido registradas em depósitos sedimentares do mundo inteiro.
Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.
Achou esta página útil? Então....
Curta ou Compartilhe com os amigos: